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10 Razões para Planejar o Futuro da Empresa

Por Nori Lucio Jr.

08/10/2007

 


1. Os objetivos as SUA EMPRESA estão relacionados com sua Missão e Visão?

O altíssimo índice de mortalidade das empresas dá-se pela falta de FOCO, provocada pela falta de planejamento, portanto reflita sobe os objetivos que você definiu para sua empresa. Estes objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente pretende alcançar. Estabelecem as prioridades e devem ser consistentes, "amarrados" uns com os outros de tal forma que juntos, representam de forma clara e compreensiva os fundamentos da empresa.

LEMBRE-SE - "Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!"

2. SUA EMPRESA consegue identificar as Melhores Oportunidades?

Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do tempo, você precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e desaparecem no seu caminho. Seu "Plano de Negócios" deverá ajudá-lo a identificar e principalmente qualificar estas oportunidades.

3. SUA EMPRESA se preparou para Ameaças?

O "Plano de Negócios" deverá apontar as maiores ameaças para sua empresa com antecedência. O plano deverá também oferecer estratégias defensivas e de sobrevivência que evitam o “desastre” por negligenciar sinais de mudança na dinâmica do mercado que sua empresa atua.

4. SUA EMPRESA conhece seus Clientes?

Quanto mais você conhece seus clientes – quem são, onde atuam, o que querem – mais você conhece sua empresa. Clientes te sinalizam como ser bem sucedido no mercado. O “Plano de Negócios”: descreve seus clientes; seus comportamentos; agrupa, segmenta, quantifica, qualifica etc.. Conhecer o cliente, é fundamental para desenvolvimento de novas ofertas.

5. SUA EMPRESA mapeia a Concorrência?

Você não pode ignorar seus concorrentes, muito menos subestimar sua capacidade de roubar seus clientes. Você deve ser capaz de identificar: quem são, quantos são e onde eles planejam ir no futuro próximo. Examinar a concorrência representa uma área extremamente dinâmica no “Plano de Negócios”. Seus movimentos devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e neutralizar suas movimentações.

6. SUA EMPRESA reconhece suas Forças e Fraquezas?

As forças e fraquezas de sua empresa determinam sua capacidade de ser agressivo no mercado que atua. Seu “Plano de Negócios” deve obrigatoriamente reconhecer suas forças ou competências e assim determinar ações com métricas que garantem sua manutenção. Devem também reconhecer suas fraquezas com franqueza, esta última parte é amais difícil. Determinar ações corretivas com métricas que garantam sua neutralização.

7. A Estratégia da SUA EMPRESA é compreensiva por parte de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros ?

Estratégia descreve como sua empresa pretende alcançar seus objetivos. Devem ser : especificas, mensuráveis, factíveis, realísticas, e com tempo determinado de inicio e fim. Se sua empresa não tem estratégias compreensivas,ratificadas e publicadas certamente sua empresa esta sem rumo e também certamente seus investimentos estão saindo pelo ralo do esgoto.

8. SUA EMPRESA tem um conjunto de índices de performance ?

Devem ser poucos e 100% associados a suas estratégias financeiras, sua estratégias mercadológicas, operacionais e de capacitação.

9. SUA EMPRESA está realmente, formalmente, pronto para mudanças e novos desafios mercadológicos ?

a resposta é NÃO, mexa-se sua empresa não tem esta alternativa.

10. SUA EMPRESA tem plano é claro, conciso e atual?

Seu “Plano de Negócios” deve ser um documento vivo. Deve ser um verdadeiro “oráculo” para que seus líderes, diretores e gerentes busquem por orientação nos períodos de incerteza ou ambigüidade. A manutenção ativa do “Plano de Negócios” proporciona a sua empresa 1(um) único beneficio. VANTAGEM COMPETITIVA ! O que mais sua empresa precisa pra ter sucesso?

O framework abaixo ilustra passo a passo como construir um planejamento estratégico compreensivo incluindo um plano de marketing e comunicação coerente e consistente com os objetivos e estratégias.

 


Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.




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