Os 4 As do Marketing
por Daniel Portillo Serrano
11/12/2006

 

Raimar Richers definiu um modelo que compreende as funções básicas de uma Administração de Marketing. Para Richers, essas funções se dividiriam em 4 fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. Este modelo batizado de Sistema Integrado de Marketing ficou mais conhecido como os 4 As do Marketing, em contraposição aos 4 Ps de Mc Carthy (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Richers sempre tentou desenvolver estudos voltados à realidade brasileira. Chegou a comentar certa vez que a palavra Marketing "circulava no Brasil com quase a mesma freqüência e intensidade que expressões como Democracia ou goiabada". Foi ele que usou, pela primeira vez, o termo "Mercadologia" para definir "Marketing" em português. As fases e atividades correspondentes aos 4As são:

 

Fase Atividades Relacionadas
Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado através da pesquisa de mercado e os sistemas de informação como bases de dados e CRM
Adaptação É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços às necessidades levantadas na Fase de Análise. É neste ponto que se efetuam as correções de produto (características, embalagem, design, etc) e preço.
Ativação É a fase de concretizar os planos através de aspectos logísticos, da distribuição, da venda, e da comunicação, através da propaganda, promoção ou relações públicas.
Avaliação É a fase de análise dos esforços Gastos e das forças e fraquezas organizacionais através de uma auditoria a todo o processo.

 

  Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .