Os 5 Ms da Propaganda
por Daniel Portillo Serrano
06/01/2011

Diversos fatores acabam interferindo na criação de uma campanha: a verba, o briefing, o tipo de produto, o público alvo, e muitas outras variáveis. A combinação delas ocasiona os mais diversos tipos de campanha que, muitas vezes, acabam fugindo ao objetivo original.
Outro fator é o tamanho do anunciante. Pequenas empresas utilizam, normalmente, uma pessoa ou um pequeno setor (quando não a própria equipe de vendas) para administrar as campanhas. Já as grandes organizações costumam ter departamentos inteiros dedicados à Propaganda.
Independente, no entanto, do tamanho da empresa ou da verba, alguns cuidados tem que ser tomados para uma eficácia da campanha. Baseada em 5 itens, esta fórmula tem sido denominada de 5 Ms da propaganda. Constitui-se de 5 decisões que tem que ser levados em conta para desenvolver uma campanha de propaganda sem surpresas posteriores.
Os 5 Ms se referem às expressões em inglês:


Mission (Missão): Quais são os reais objetivos da campanha?


Money (Verba): Quanto pode ser gasto na campanha?


Message (Mensagem): Qual mensagem deve ser passada?


Media (Mídia): Que canais, meios ou veículos devem ser usados?


Measuremente (Medidas - Avaliação): Como devem ser avaliados os resultados da campanha?


Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .