Afinando seu Network
Por Fabiano Brum
20/04/2010


Muito tem se falado sobre a importância do network para o nosso sucesso profissional.

“Network” é uma expressão norte americana que significa rede, malha ou um círculo de relações pessoais e profissionais. “Networking”, por outro lado, significa montar e manter atualizado um network.

Mas se você deseja utilizar o network em seu benefício saiba que nada adianta conhecermos um monte de gente e não sabermos como utilizar nossos contatos de forma inteligente.

Segue aqui algumas dicas importantes sobre o network:

Montar e manter a rede: Mais importante do que agregar novos nomes para a sua lista de contatos é mantê-los ativos. É preciso constantemente reavivar e reforçar o relacionamento para que eles sempre estejam se lembrando de você. Não adianta lembrar de alguém da sua rede que pode ajudá-lo com alguma coisa e depois perceber que faz tanto tempo que não se comunicam que é muito provável que ele nem lembre mais de você.

Número e qualidade: Não importa o número de pessoas que você tem em sua agenda telefônica, mas sim o número de pessoas que tem você na agenda delas. Ou seja, a chave do network não é quem você conhece, mas quem conhece você e lhe considera uma pessoa competente e de confiança.

Cuidado com os rótulos: É natural imaginar que as pessoas de cargo mais elevado tenham mais condições de lhe facilitar o acesso a algo ou lhe indicar para alguém, mas isso nem sempre é verdade absoluta. Independente do cargo que a pessoa ocupa, ela pode ter seu próprio grupo de relacionamento e saber de "alguém que conhece alguém" que pode lhe ajudar de alguma forma.

Seja relevante para a sua rede: A melhor forma de manter um network de qualidade é ser relevante. Você deve estar sempre se questionando se está levando algum benefício para a sua rede. O segredo não é ter pessoas em sua lista, mas estar na lista dessas pessoas. Ofereça ajuda, esteja sempre fornecendo alguma informação importante, faça com que as pessoas desejem ter você na lista de contatos delas.

É melhor ter crédito do que débito: Talvez o “pulo do gato” em network é ajudar sem esperar recompensa. Esteja sempre disposto a ajudar as pessoas, faça com que elas lhe devam favores e não o contrário. Nas relações pessoais e profissionais é muito melhor ter crédito do que débito. Quando ajudar alguém não espere favores em troca, network não é uma moeda de troca. Você terá um número cada vez maior de pessoas dispostas a ajudá-lo a ter sucesso em suas metas e objetivos se estas pessoas de alguma forma se sentirem em débito com você.

Pense nisso e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br