Agregar valor à informação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
02/10/2007

Atingir a excelência na fabricação de um produto ou prestação de serviços é um objetivo comum à todas as organizações, mas para chegar em um estágio acima da concorrência é preciso muito planejamento, muitos estudos de mercado e saber conciliar todas as áreas da organização para que o foco seja mantido e os resultados apareçam ao longo do tempo.
Nenhuma organização nasce grande, todas iniciam suas atividades atendendo um mercado restrito e que irá crescer conforme seu planejamento e dedicação.
O sonho de construir uma empresa de sucesso é comum a qualquer pessoa, os sonhos podem permitir que oportunidades sejam encontradas, mas sem um estudo não há como colocar em prática o que é o objeto dos desejos de cada um.
Em tempos atuais percebe-se que estudar o mercado é uma constante para qualquer empresa, trazendo informações novas e também permitindo que os desejos dos consumidores sejam atendidos.
Como a concorrência não precisa mais estar situada ao lado da sua empresa, é bem provável que um dos seus maiores concorrentes esteja do outro lado do mundo, e que também serve de exemplo pela busca na excelência que você faz diariamente na sua organização.
As informações estão disponíveis para todas as organizações, mas dentro delas é natural que ainda haja uma resistência em compartilhá-las com seus colaboradores, pois a cultura do segredo da informação ainda é forte e as empresas deixam de encontrar soluções para oferecer aos seus clientes.
Então entram em cena os programas (softwares) de CRM, que ainda são sub-utilizados e que para muitos gestores são bancos de dados integrados.
Diariamente são obtidas milhares de informações novas, todas as empresas do mundo recebem dados e os filtram, procuram encontrar a melhor oportunidade de mercado, em que processo a melhoria deve ser realizada, quais são as leis que entrarão em vigor em pouco tempo, o que o consumidor desejará na próxima estação do ano etc., mas estas informações só valerão o seu custo se forem bem utilizadas pela organização como um todo.
É possível que você já tenha se lembrado das vezes em que buscou uma informação dentro da sua empresa e ficou sem uma resposta, isto é comum e talvez a informação não estivesse dentro da organização, mas se ela está lá e não é disponível para você aprimorar um produto ou serviço, é natural que o cliente que estava esperando por uma ação sua vá para a concorrência.
A forma mais fácil de dar poder para uma informação é deixá-la percorrer a organização, assim ela será ampliada e terá uma finalidade muito maior do que apenas demonstrar dados, a informação ganhará “vida” porque todas as pessoas da empresa têm um foco e os objetivos atingidos são conquistas de um time que segue o mesmo caminho.
Mas também não há que se esquecer do não sei, esta pode a resposta que fará uma informação ser encontrada, que trará a solução que você tanto procurou e que permitiu que você aprendesse um pouco mais.