Aprenda com os erros da concorrência
Por Carlos Hilsdorf
31/03/2009



Há vinte e cinco anos o mundo vem mudando com aceleração crescente. Isso significa que a velocidade com que aprendíamos antes é insuficiente para manter nossos diferenciais competitivos agora.

Nestas condições de aceleração, a única vantagem competitiva sustentável reside em nossa capacidade de aprender mais rápido que a concorrência.

Aprenda com os acertos da concorrência estudando como foram montados os mecanismos de suas estratégias mais eficazes, comparando, implementando e adicionando mais valor às suas melhores práticas. A idéia de benchmarking não é meramente copiar, mas superar!

Aprenda também com os erros da concorrência! Não existe erro melhor para aprender que o financiado pelos outros! Os erros da concorrência certamente custaram caro para ela. Aprendendo com eles não teremos que arcar com os mesmos custos, isto é inteligência competitiva!

Observe atentamente se os erros cometidos pela concorrência não continham elementos corretos e úteis. O fato de uma estratégia do concorrente não ter dado certo não significa que a estratégia é necessariamente ruim. Ele pode ter falhado em implementá-la. Neste caso não foi deficiência da estratégia, mas falta de competência em aplicá-la com eficácia. Podemos aproveitar isso!

Como nós também cometemos erros e acertos, precisamos aprender com eles. Não é tão óbvio assim - Quando algo dá muito certo, não raro, as empresas e profissionais, felizes com o sucesso, se esquecem da lição de casa de verificar: Afinal, por que deu tão certo mesmo?

Os acertos também precisam de benchmarking interno (entre diferentes equipes e departamentos) e engenharia reversa para checar as causas que nos levaram ao êxito. Muitas vezes você mira num alvo menor e acerta num alvo maior; esquece o erro original e canta a vitória do resultado superior... Só que na próxima vez, você mira no alvo menor e atinge um alvo minúsculo e fica reclamando que fez tudo como da última vez...

Concentre-se em por quê as coisas estão dando certo e questione se elas têm chances concretas de continuar assim.

Aprender com os erros é missão fundamental de todos os profissionais da empresa. Erros contêm muito da nossa história, da nossa forma de pensar, do nosso comportamento, e do nosso modelo de negócios.

Compreender o erro encontrado e quais as causas e responsabilidades que o permitiram é muito mais importante que o erro em si.

Para empresas e profissionais conscientes, a maioria dos erros provém de tentativas de acerto, por isso não devemos culpar as pessoas por errarem ao tentar acertar, mas temos a responsabilidade de ajudá-las (e a nós mesmos) a compreender “o erro” e suas causas e repercussões. Feito isso, atuaremos imediatamente para diminuir os efeitos negativos das repercussões (no curto, médio e longo prazos) e cuidaremos de eliminar, o mais rápido possível, as suas causas, impedindo a reincidência do erro.

Vale lembrar que os nossos concorrentes também estão aprendendo com nossos erros, só que neste caso, quem está pagando os custos somos nós!

Errar, não compreender e não corrigir seus erros é a melhor maneira de investir no sucesso da concorrência!

Não invista na concorrência, aproveite todos os “investimentos” que a concorrência está fazendo. Estratégia é o nome do jogo, inteligência competitiva, a competência dos que ganham!



Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br