Aumentar as Vendas Vai Além das Datas Comemorativas
Por: Wagner Campos
20/11/2007



Todo ano acontece a mesma coisa. Na véspera de datas comemorativas como: dia internacional da mulher, dia da secretária, dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, natal etc. As indústrias preparam-se para atender o comércio, todo o comércio passa a enfeitar os estabelecimentos com temas das datas comemorativas em questão. Fica tudo muito lindo e todos com muitas expectativas de obterem resultado superior ao ano anterior.

O mais importante de tudo normalmente é esquecido. As datas comemorativas sempre existirão, porém, seus clientes poderão deixar de voltar caso suas expectativas também não sejam atendidas e superadas.

Produtos bonitos, variados, com qualidade, preço atraente e bom crediário nem sempre são determinantes para realizar as vendas. O bom atendimento também é muito importante. Devemos lembrar que os clientes satisfeitos provavelmente retornarão porém os insatisfeitos com certeza evitarão passar por mais um momento de insatisfação.

Satisfazer um cliente não é necessariamente vender por um bom preço, como muitos acham. É saber valorizar o interesse, idéia, opinião e desejo do cliente pelo produto ou serviço.

Existem várias atitudes simples que proporcionam grandes resultados a todos, independente de ser em um momento de venda de produto ou serviço. Estas atitudes podem ser os maiores diferenciais que você oferecerá em relação aos seus concorrentes.

Vamos relembrar algumas destas atitudes:

1. Sorria – Não faz mal a ninguém e contagia a todos que estão próximos
2. Chame pelo nome – Demonstra reconhecimento e respeito
3. Mantenha a privacidade – dar distância ou aproximar quando for o momento adequado demonstra respeito ao momento do cliente
4. Saiba Ouvir – Não julgue, não suponha, apenas ouça, analise, interprete e em seguida aja. Se tiver alguma dúvida, pergunte.
5. Saiba ler o comportamento - O corpo fala. Entenda os gestos, as expressões, o olhar, o andar. Observe o tempo que o cliente dedicou a cada item, verifique com quem ele está, se ele é decidido ou gosta de opiniões de quem confia.
6. Seja proativo – Independente de ser realizada uma venda no exato momento demonstre disponibilidade ao cliente. Dê um cartão, diga seu nome, mostre outras opções que sejam convenientes com o que ele busca.
7. Não se apegue ao preço e condições – Mesmo que sempre seus clientes perguntem o preço, evite falar quanto custa e como pode ser pago sem que o cliente pergunte. Muitos podem se sentir desconfortáveis, desvalorizados e até humilhados quando alguém fala “custa R$ 50,00 e pode ser parcelado em até 5x”. Se o preço não estiver exposto, espere ele perguntar e se for o caso complemente com informações tipo “além de nossos preços serem diferenciados, temos várias condições de pagamentos exclusivas”.
8. Seja carismático – Tire a cara de dor de dente e demonstre simpatia. Há pessoas que ficam na entrada do estabelecimento a cara do “Hardi” do desenho da Hanna Barbera “Lippy e Hardi” (ó vida, ó azar) aguardando clientes porém conseguem apenas o efeito espantalho, espantando os clientes.

Há outras muitas outras atitudes simples para se entender o comportamento dos clientes e potencializar seu sucesso. Acredito que o mais importante de todos é lembrar que você é um cliente e passar a entender o que te agrada, o que você esperaria, o que você gostaria de ver, ouvir, sentir, como você se surpreenderia e o que faria você voltar neste local.

Se atender alguns quesitos como os acima mencionados, com certeza já foi dado um grande passo para o sucesso. Assim, as datas comemorativas não serão o único porto seguro das vendas pois os clientes satisfeitos retornarão e também indicarão novos clientes, além das vendas de cada clientes serem potencializadas.

Profissionais de vendas e de atendimento precisam entender que são como motoristas: em determinados momentos estão pilotando, em outros momentos estarão atravessando a faixa de pedestres. Em qualquer um deles é desejado chegar ao destino, porém de formas diferentes. Lembre-se disto!


Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.