Home Artigos de Marketing Artigos Administração Artigos de Psicologia Artigos de Logística Busca Colunistas Consultores Cursos Dicionário Marketing Dicionário Logística Dicionário Propaganda Dinâmicas Especial Maslow Fale Conosco Frases Links Livros Palestrantes Política de Privacidade Sinopses de Livros Vídeos de Marketing





 

 

 

 

 
 

 

Aumentar as suas vendas em até 400%: mito ou realidade?

Por Evaldo Costa

17/12/2007



Você acha mesmo um absurdo esperar que suas vendas cresçam tanto assim? Pois saiba que não é: leia este texto até o fim e obterá resultados exuberantes. Em alguns segmentos do varejo, como os de cosméticos & perfumes, modas, presentes entre outros, o faturamento de dezembro pode ser até quatro vezes maior que o mês de fevereiro. As vendas de fim de ano são impulsionadas por motivos sublimes. Com o décimo terceiro na conta, cartões de crédito no bolso e motivados pelas comemorações natalinas os clientes vão, freneticamente, às compras.

“O segredo do sucesso é fazer de sua vocação sua distração”
Mark Twain
A sorte está lançada. Cabe a você fazer sua parte. As empresas e os consultores de vendas devem aproveitar essa ocasião para alcançarem suas metas e ganhar uma boa grana extra. Mas cuidado, a missão pode não ser tão fácil quanto parece. O consultor de vendas precisa abster-se de velhos paradigmas bem como recorrer, pelo menos, a seis atributos se quiser engordar a conta bancária: simpatia, bom humor, entusiasmo, conhecimento, habilidade e atitude.

Os três primeiros quesitos são condições sine qua non para o sucesso do consultor de vendas. Já conhecer muito bem portfolio de produtos, as necessidades dos clientes e a melhor forma de abordá-los pode ser o fiel da balança entre o fracasso e o sucesso em vendas.
A primeira coisa que as pessoas compram é você.

Lembre-se de que o conhecimento é muito importante, porém poderá não lhe ser muito útil, se você não for capaz de aplicá-lo com habilidade. Saiba que a primeira coisa que as pessoas compram é você, e não, seus conhecimentos ou produtos. Esteja certo de que elas só vão lhe comprar, se você souber se “vender” muito bem.

A habilidade lhe será muito útil para fazer o conhecimento “trabalhar” a seu favor. Você vai precisar recorrer a ela para despertar necessidades e desejos de seu cliente. O consultor de vendas sagaz facilitará a vida do consumidor, dando-lhe dicas de produtos para presentear familiares e amigos.

Muitas vezes as pessoas compram de nós, não por terem compreendido a oferta, mas porque sentem que nós as compreendemos.

Não basta falar das promoções e perguntar o que ele vai comprar desta vez. O consultor de vendas obterá muito mais sucesso se for capaz de demonstrar interesse sincero em ajudá-lo com as compras. Muitas vezes as pessoas compram de nós, não por terem compreendido a oferta, mas porque sentem que nós as compreendemos.

Para conseguir sucesso em vendas você não precisa de muito conhecimento, mas terá que ser hábil na arte de ressaltar necessidades e benefícios.

Portanto, perguntar o que ele vai dar para a esposa, namorada, filhos, mãe, pais, irmãos, secretária, chefe, amigos, professora, porteiro, amigo oculto etc, poderá lhe render muitas vendas extras. É uma situação pauloviano, mas para nada ser esquecido, o melhor mesmo é você preparar um check-list (com essas e outras dicas) e aplicá-lo a cada atendimento. Para conseguir sucesso nesta etapa, o consultor de vendas não precisa de muito conhecimento, mas precisará ser hábil na arte de ressaltar necessidades e benefícios.

O consultor de vendas conseguirá muito mais sucesso se for capaz de falar mais com o coração do que com a cabeça.

O consultor de vendas deverá ser hábil para abstrair e adotar as estratégias de vendas sem se afastar de suas características, vis à vis ações pragmáticas que garantam empatia com o cliente. Apresentar-se com cara boa; ser uma pessoa persuasiva; bem humorada; entusiasmada; que goste de se relacionar e que saiba cuidar muito bem de sua aparência pessoal são bons exemplos a serem seguidos por todos os profissionais de vendas aspirantes de chegar ao topo.

Finalmente, o consultor de vendas deve lembrar-se de falar de cor (de coração), se quiser conquistar a atenção e admiração do seu cliente. Lembre-se que você conseguirá muito mais sucesso se for capaz de falar mais com o coração do que com a cabeça.

“Fé sem ação não merece ser chamada de fé”.

Para o triunfo completo, o profissional de vendas terá que ter atitude pró-ativa. De nada adiantará ele ter todo o esquema de venda preparado se não for capaz de colocá-lo em prática. Portanto, mãos à obra. O momento de começar é agora e se você deixá-lo passar, só terá outra oportunidade daqui a doze meses e aí pode ser tarde demais. Boas vendas e muito sucesso!

Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”