O Cliente Ficante
Por Fabiano Brum
06/03/2008


A economia globalizada, a facilidade ao acesso a informações, internet, novos produtos e o grande número de ofertas e de marcas diferentes tornaram o cliente mais exigente e menos fiel.

Ele entendeu que “satisfazê-lo” é meramente obrigação, ou seja, aquilo que se espera de uma empresa: - Satisfazer seus clientes.

Hoje o “Cliente Fiel” está dando lugar ao “Cliente Ficante”.

É como se o mercado fosse um baile onde as pessoas vão para se divertir. A diferença é que antigamente quando elas iam a esta festa, levavam seu par ou tinham como objetivo conhecer alguém, namorar e quem sabe casar. Mas hoje os participantes deste baile estão deixando de levar o parceiro, e simplesmente “ficando com alguém legal” .

Trocando em miúdos, os clientes estão “ficando” com as empresas que naquele momento específico, estão sendo convenientes e mais atraentes a eles. Estão “ficando” com os fornecedores que, como em uma paquera procuram sempre agradar, mostrando o que há de melhor, encantando com momentos mágicos. Mas à partir do momento que a empresa fornecedora acredita que conquistou este cliente, e que não precisa mais paquerá-lo, ele se cansa e muda para um outro fornecedor.

Nosso objetivo como profissionais de vendas é fazermos a manutenção constante de nossos clientes, como num relacionamento onde temos que conquistar nosso parceiro a cada dia, com serviços, soluções, informações de qualidade, procurando sempre encantá-lo com momentos agradáveis. Desta maneira, ele irá perceber que é mais vantajoso “ficar” com a sua empresa, do que “ficar” pulando de galho em galho por aí.

Pense nisso, e ...

Sucesso em Vendas!

Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br