Como se Relacionar com seus líderes
Por Sonia Jordão
10/04/2010

Somos seres humanos desiguais fisicamente e com temperamentos diferentes. Por isso, tratamos cada pessoa de uma maneira. É assim, também, nas Organizações. Precisamos analisar psicologicamente os nossos líderes para sabermos que tipo de pessoa eles são. Isso nos permitirá “moldar”, sempre que possível, o nosso comportamento à personalidade de nossos líderes evitando confrontos com os mesmos. Temos que conhecer as características dos líderes da empresa na qual trabalhamos para, assim, nos adaptarmos ao seu estilo de trabalho e mantermos um bom relacionamento com eles.

Os tipos de pessoas variam muito, mas os tipos de líderes geralmente são os mesmos. São eles:

* Autocratas: O fundamental, para eles, é cumprir as ordens sem discuti-las ou alterá-las. Na falta de instruções claras, devemos consultá-los sempre e não fazer as coisas por conta própria assumindo riscos.
* Negligentes: É bom sermos precavidos, não confiando na liberdade usufruída e nos policiando para não nos excedermos em certas funções, a fim de que, depois, não sejamos responsabilizados por erros que não cometemos.
* Nervoso: Com esse tipo de pessoa, a solução é procurar ser ágil nas ocasiões em que ele estiver calmo e ser calmo quando ele estiver agitado. Deve-se fazer o possível para relevar os seus “estouros”, recordando que são frutos do temperamento e não do caráter. (Às vezes, cinco minutos depois de “estourar” ele “esfria a cabeça” e procede de maneira oposta, com extrema magnanimidade). É bom, também, evitar interrompê-lo quando estiver ocupado e não lhe pedir favores quando se encontrar de mau humor.
* Vaidosos: Para estes, infelizmente, o que funciona são os elogios, faça-os se quiser ou puder, isso é questão da sua consciência. Precisamos ser cautelosos para nunca criticá-los por trás, pois, cedo ou tarde, tal crítica chegará ao seu conhecimento e isso jamais será perdoado.
* Bons: Devemos ter o cuidado de não abusar, tropeçando na ilusão de que toda pessoa boa é boba.

Há algumas regras de boa conduta que nos ajudam e devem ser seguidas ao lidarmos com nossos líderes:

* Respeite os seus líderes de acordo com as normas disciplinares. Porém, faça um pouco mais: estime-os se puder e, provavelmente, eles também o estimarão.
* Quando se lembrar dos defeitos de seu líder, não se esqueça de suas qualidades.
* Não faça comentários sobre a vida particular do líder: ele presumivelmente não costuma esmiuçar a sua.
* Quando conquistar a amizade pessoal dos líderes, não busque tirar proveito dela no trabalho; saiba que os colegas o estarão vigiando nessa expectativa.
* Antes de condenar uma decisão, do líder, que não lhe agradou, pense naquilo que faria se estivesse no lugar dele.
* Compreenda que a maior homenagem que se pode prestar a um líder é o fiel cumprimento do dever, sem que para isso a sua cordialidade se transforme em bajulação.
* Se você supõe que o serviço anda desorganizado, apresente diretamente ao líder as teorias que tem para melhorá-lo. Se elas não forem aproveitadas, pelo menos você lucrará o tempo que perderia levando o assunto a outras pessoas.
* Antes de dizer um desabafo a seu líder, conte até dez ou mil, se for preciso. Com qualquer ofensa endereçada a ele, você não alcançará nenhuma vantagem, mas, certamente, algum prejuízo acabará tendo.
* Entenda que os líderes, possivelmente, terão mais atribuições e maiores responsabilidades que você, e menos possibilidades de serem gentis.
* Convença-se de que o líder quase sempre toma ciência dos fatos delicados ocorridos na ausência dele. Quanto a isso seja previdente, pois, geralmente, o líder é o primeiro a saber.



Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”. e-mail: tecer@soniajordao.com.br - Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.umnovoprofissional.com.br