A Importância da Liderança

Por Olimpio Araujo Junior

12/04/2009



Liderança é um termo que evoca a idéia de comando ou controle de um indivíduo sobre os seus seguidores, tendo como base um conjunto de traços pessoais. Atualmente, os principais estudiosos sobre liderança identificam nítidas diferenças entre um Chefe e um Líder. Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que você quer, Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que você considera necessário, mas só é possível tornar-se um líder dentro deste conceito se os respectivos liderados o respeitam e o reconhecerem como tal.

Se reunirmos dez especialistas em liderança numa sala e lhes pedir que definam o perfil de um líder, possivelmente teremos dez pontos de vista diferentes. Muitos autores afirmam que ele precisa ser inspirador e motivador. Para alguns, um líder precisa conhecer e gerir cada detalhe que se passa ao seu redor ou mesmo controlar totalmente o que está sob sua subordinação. Também existe quem acredite em uma abordagem mais distanciada, delegando atividades aos seus subordinados. Há quem afirme que o bom líder não é aquele que mantém tudo em ordem quando está presente, mas sim quando está ausente. De qualquer forma, todos são unânimes em afirmar que um líder nunca pode confundir autoridade com autoritarismo.

Definir liderança ou mesmo o perfil de um líder é uma difícil tarefa, mas acredito que podemos definir algumas características comuns e necessárias a todos os tipos de líderes. É comum considerarmos a liderança como uma virtude de caráter, principalmente por que geralmente ela é relacionada a valores bastante positivos, tais como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ética, inspiração, motivação entre outras.

Verdadeiros líderes proporcionam estabilidade em tempos turbulentos e deixam claros quais os objetivos da empresa, para que seus seguidores possam apoiá-lo e contribuir para a missão corporativa. Liderança fraca gera confusão que pode levar ao caos. Um líder empresarial precisa obter lealdade, alcançar comprometimento e merecer respeito de seus subordinados. Só assim poderá exercer sua autoridade e ao mesmo tempo influenciar os indivíduos ao redor de objetivos comuns e ações coletivas.

Líderes devem ter conhecimento das necessidades de seus colaboradores mantendo-as satisfeitas: recursos apropriados para o desempenho de suas funções, remuneração justa e compatível, ambiente de trabalho saudável, comunicação clara e transparente e sensibilidade para com suas questões pessoais. Liderança exige responsabilidade e comprometimento.

Embora não os diversos estudiosos do tema ainda não tenham consenso a respeito da liderança e do perfil de um líder, podemos observar todos concordam sobre sua importância para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações públicas ou privadas.

OLIMPIO ARAUJO JUNIOR
Destaca-se em seu curriculum acadêmico a formação no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da Fundação Getulio Vargas, o MBA em Gestão Comercial também da FGV além de especialização em Gestão Ambiental para Pequenas e Médias Empresas pelo CEFET/PR e CDG da Alemanha. É Bacharel e Licenciado e Geografia pela UEPG e foi aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Além de ter participado de dezenas de cursos de atualização em Marketing, Vendas e áreas afins. Atualmente é Consultor em Gestão de Marketing e Vendas (www.gestordemarketing.com.br), Sócio-proprietário da e-BC Comunicação e Marketing (Empresa responsável pelo marketing do Instituto Superior de Administração e Economia/Fundação Getúlio Vargas - no Paraná entre 2006 a 2008), e Sócio- Diretor da CWBS - Curitiba Business School.
Foi Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil entre 2004 a 2006, e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais entre os anos de 1993 a 1997. No total, acumula profissionalmente mais de 14 anos de atuação nas áreas de marketing e comercial, tendo exercido cargos como Representante Comercial, Gerente de Vendas, Coordenador Comercial, Gerente de Comunicação e Marketing, Diretor de Comunicação e Marketing e Diretor Geral. Atua como palestrante e ministra cursos para empresas e universidades desde 2000. Possui cerca de 200 artigos publicados em jornais, revistas e sites de todo o País.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade