A Insatisfação Move a Humanidade
Por Gilclér Regina
06/02/2007


A motivação do ser humano é tudo aquilo que ele quer ou deseja na vida, portanto motivação não é satisfação, pois esta é tudo aquilo que você já conseguiu. Quem move o mundo são os insatisfeitos. No mês seguinte ao aumento de salário a produtividade normalmente cai. O aumento, isto é, a satisfação obtida relaxa a equipe. É claro que é preciso dar os aumentos, mas estes devem vir acompanhados de novas metas e desafios, caso contrário, é descer no gráfico mesmo.
A motivação precede a satisfação, ela é essencial para a vida. As pessoas saem de casa motivadas e podem ficar desmotivadas ao longo do dia. Então, de onde vem a motivação? E quando bate o desânimo ou o medo e os problemas começam a surgir, como manter a motivação? Na verdade todos temos problemas, o segredo é encará-los como oportunidades, como desafios a serem vencidos. Quando não tivermos mais problemas não teremos mais motivação, isto é, algo a conquistar. O problema não é o problema, mas a atitude que temos diante dele, isto sim, fará a diferença!
Sempre me perguntam como bloquear os pensamentos negativos que a toda hora insistem em tirar a motivação? Talvez uma boa maneira seja você acreditar em seu potencial e ter consciência que você pode chegar lá, basta querer e começar a agir.
A força do realizar deve ser maior que o medo de errar. Crie o seu próprio desafio. Muitos chegaram e você também chegará lá, é só uma questão de tempo.
Outro dia alguém me questionou sobre o que eu fazia para me manter motivado e eu respondi que para me manter aceso pela vida simplesmente sempre penso em fazer diferença positiva na vida das pessoas e isto me motiva muito.
Desde pequenos, ouvimos mais não do que sim, ou seja, nossos pais diziam, não mexe aqui, não toque aí, não faça isso, não faça aquilo...e por aí afora... O não fica impregnado em nossa idéia, construindo o pessimismo. A herança da nossa primeira infância influencia muito nossa vida de adultos, mas é possível mudar nossos hábitos e livrarmo-nos de alguns bloqueios.
Numa mesma empresa existem pessoas que estão marcando muitos gols e outras que estão marcando gols contra e estes podem estar comprometendo os resultados. A única maneira de se chegar ao sucesso é trabalhar em equipe. O carvão sozinho nunca vira brasa, não existe programa de qualidade ou sistema de vendas que dê certo se não houver união, espírito de equipe em todas as ações, situações, mudanças e modelos que a empresa estiver promovendo.
E você, está fazendo a diferença na sua vida e na de outras pessoas? Já conquistou tudo o que podia ou ainda tem o combustível da motivação para mais desafios?
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br