Lições Estratégicas e Táticas
Por Sérgio Dal Sasso
29/05/2007


Tenha consciência que as portas nem sempre abrem de uma só vez. Sua persistência terá que incorporar resistência e superação para enfrentar a dor psicológica das derrotas, tratando-as como um meio para a evolução e não como o fim de tudo. Tenha em mente que você vai ter que insistir muito para conseguir tudo aquilo que no seu projeto parecia fácil.

Crie estratégias para chegar ao cliente sem ser chato. Enquanto não aprender a perceber quais as técnicas que não agradam, estará limitando suas possibilidades. Mostre seu potencial para os resultados, unindo o seu melhor possível, pois atitudes e conscientização proporcionarão um crescimento através de regiões de conforto e agrado mutuo, a você e ao seu mercado.

Defina seu foco, mas antes, se prepare para ser um observador, procurando exercitar sua capacidade estratégica para identificação das necessidades e variáveis que vão fazer o seu mercado. Os estudos e pesquisas não podem ser preguiçosos, sua qualidade depende da proximidade que consegue estar dos fatos geradores e da imparcialidade do como entende e monta os parâmetros lógicos para os projetos, responsabilidades e ações.

Prepare-se antes de abrir um negócio. Não pense que só ter a vontade de colocar a mão na massa é suficiente para fazer sucesso com o seu empreendimento. Treine para aprofundar o conhecimento do todo, pois só assim saberá como aproveitar a capacidade dos envolvidos nas suas atividades.

Estipule metas, mas saiba que dependerão da sua capacidade de superação e que isso muitas vezes pedirá por mudanças de jeitão, para que a imagem esteja próxima das possibilidades de êxito no mercado. Não adianta você ter certeza da sua competência, olhar no espelho e sentir-se um gostosão, se em muitas vezes os clientes desconhecem seu trabalho ou não pensam dessa maneira. Cuide do seu marketing pessoal.