Marketing Viral
por Daniel Portillo Serrano
06/02/2007

      

O Marketing Viral é uma forma de transmitir uma mensagem ou uma idéia a um grupo de pessoas. Cada pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de pessoas. Pelas suas características de transmissão (uma pessoa envia a mensagem, por exemplo, a 10 outras pessoas, estas 10, por sua vez a retransmitem a mais 100, e assim sucessivamente) este tipo de divulgação leva o nome de Viral, pois se assemelha à forma que os vírus se disseminam.

O correio eletrônico, ou e-mail, é o principal veículo de transmissão, pelas suas características intrínsecas: rapidez de receber e enviar mensagens de qualquer meio, como voz, texto, dados, áudio e vídeo.

A origem do Marketing Viral se atribui ao Hotmail. No final de cada e-mail enviado através de seus assinantes era escrita a mensagem "Tenha seu e-mail grátis http://www.hotmail.com".  Em pouco tempo milhões de pessoas no mundo inteiro receberam a mensagem do Hotmail, e, a custo zero para o anunciante.

Hoje em dia não é raro recebermos dezenas de e-mails de conhecidos com um anexo (normalmente gigantesco) e um texto do tipo: demais..., sensacional..., incrível.... Hilário...O anexo, é, geralmente, um filme com bom humor, mas, sempre com uma mensagem comercial.

Algumas empresas, de olho no crescente mercado viral, tem produzido filmes, textos ou imagens, que, na realidade não vão para emissoras de rádio e TV, mas apenas para a caixa postal dos consumidores.

Ao contrário de um Spam, que sempre vem de um remetente desconhecido, as mensagens de Marketing Viral são enviadas pelo círculo de amizades das pessoas, e, diferentemente dos Spams, que normalmente vão para a lixeira sem ao menos serem abertos, as mensagens de Marketing viral nos fazem perder algum tempo para lê-las, já que foram enviadas por um amigo, e invariavelmente ele irá perguntar se nós a lemos.

Um dos maiores especialistas em Marketing Viral da atualidade é o americano Ralph Wilson que determinou  6 princípios básicos para uma campanha de Marketing Viral de sucesso:

Para Wilson, uma campanha de Marketing Viral será coroada de sucesso, quando o seu idealizador respeitar as seguintes regras:

a) Oferecer um produto ou serviço de valor.

b) Facilitar um meio de divulgação simples.

c) Fazer com que o produto oferecido seja confiável.

d) Explorar a motivação e o comportamento humano

e) Explorar as redes existentes de comunicação.

f) Utilizar os recursos dos outros.

 Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br  .