Maslow - Biografia

por Daniel Portillo Serrano

17/12/2006

Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque em Primeiro de Abril de 1908. Foi o primeiro de um total de 7 filhos de pais imigrantes russos. Os pais de Maslow não tinham nenhum estudo, o que não impediu que insistissem que os filhos tivessem a melhor educação.

A família gostaria que Abraham fosse advogado, e, para atender os desejos dos pais se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque. Estudou, no entanto, apenas um ano e meio e se transferiu para a Universidade de Cornell.

Depois de se casar, contra a vontade de seus pais, com Bertha Goodman, sua prima em primeiro se mudou para Wisconsin onde conheceu Harry Harlow, famoso pelos estudos sobre comportamento com filhotes de macacos. Isto despertou o interesse de Maslow pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade. Recebeu os títulos de Bacharel em 1930,  Mestre em 1931 e Doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934.

Em 1935 Maslow retornou a Nova Iorque onde foi trabalhar na Universidade de Columbia. Logo depois começou a lecionar na Universidade do Brooklin, onde teve a oportunidade de conhecer os mais notáveis psicólogos da época. Depois de conviver durante vários anos com estudos e pesquisas com Orangotangos e macacos, Maslow passou se interessar pela motivação humana. Iniciou a produção de diversos artigos sobre este tema que culminaram com a sua mais conhecida obra: a Teoria a respeito da Hierarquia das Necessidades Humanas.

Depois de alguns problemas de saúde Maslow passou alguns anos na Maslow Cooperage Corporation, empresa de seus irmãos. E, apesar da insistência destes para que Maslow se unisse a eles, dois anos depois, Maslow retornou a Nova Iorque onde passou a dirigir a faculdade de Psicologia da Universidade Brandeis.  Decepcionado com a resposta dos alunos a suas aulas, Maslow passou a se dedicar à administração da faculdade e à publicação de artigos que culminaram com a obra "Motivation and Personality" (Maslow Theory), aclamada até hoje pelos seguidores do autor.

Na década de 60 após entrar em contato com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, Maslow se envolveu com a área de Gestão de negócios. Passou então a correlacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão.

No fim da década de 60, foi honrado como "Humanista do ano "pela Associação Americana de Psicologia, que o elegeu presidente.

Maslow morreu em 8 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco, quando passeava próximo à sua residência. No Brasil, o nome Maslow é sempre associado`ao seu mais famoso modelo: A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, mais conhecida como a "Teoria de Maslow"

 

Livros escritos por Maslow - Bibliografia (as datas se referem à primeira edição):

 

The Farther Reaches of Human Nature  NY: Viking, 1971.

Future Visions: The Unpublished Papers of Abraham Maslow  (Ed: Edward Hoffman)  CA: Sage Publications, 1996.

The Maslow Business Reader (Ed: Deborah Stephens) NY: Wiley, 2000.

Maslow on Management NY: Wiley, 1998.

Motivation and Personality NY: Harper, 1954.

The Psychology of Science: A Reconnaissance  Chapel Hill, NC: Maurice Bassett Publishing, 2002.

Religions, Values and Peak-Experiences  NY: Penguin Books, 1964.

Toward a Psychology of Being NY: Van Nostrand, 1962.

Abraham H. Maslow: A Memorial Volume Monterey, CA: Brooks/Cole, 1972.

A. H. Maslow: An Intellectual Portrait (Ed: Richard Lowry)  Monterey, CA: Brooks/Cole, 1973.

Dominance, Self-Esteem, Self-Actualization: Germinal Papers of A. H. Maslow Monterey, CA: Brooks/Cole, 1973.

The Healthy Personality: Readings (Ed: Abraham H. Maslow & Hung-Min Chiang)  NY: Van Nostrand Reinhold, 1969.

Humanism in Personology: Allport, Maslow, and Murray Maddi, S.R. & Costa, P. T., Chicago: Aldine/Atherton, 1972.

The Journals of A. H. Maslow  Monterey, CA: Brooks/Cole, 1979.

New Knowledge in Human Values (Ed: Abraham H. Maslow)  NY: Harper & Bros, 1959.

Politics and Innocence: A Humanistic Debate by R. May, C. Rogers, A. Maslow, et al. Saybrook Publishers, 1986.

Principles of Abnormal Psychology: The Dynamics of Psychic Illness  (com  Béla Mittelmann) NY: Harper, 1941.

Register Referring to the Complete Published Works by A. H. Maslow J. Scheele, Delft, The Netherlands: DUT, 1978.

The Right to be Human: A Biography of Abraham Maslow  Edward Hoffman, McGraw-Hill, 1999.

 

Artigos Relacionados:

Teoria de Maslow - A Hierarquia das Necessidades Humanas

Maslow e Marketing

E Agora Sr. Maslow?

A Teoria de Maslow e o Fracasso Escolar

Maslow e o Marketing

A Teoria de Maslow e sua Relação com a educação de Adultos

 

 

Para Acessar outros artigos de Daniel Portillo Serrano, clique sobre o nome.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano  . Veja um Vídeo do Daniel Portillo Serrano. Veja uma Palestra de Daniel Portillo Serrano.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade