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A Missão de Uma Empresa

por Daniel Portillo Serrano

09/10/2010

 

A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra, ainda, a definição do negócio.
Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada.
Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer. Mas outras variáveis podem ser acrescentadas para complementar ou deixar mais clara a missão, como onde faz, para quem, de que forma e por que faz:
Com raras exceções, a missão é iniciada, com um verbo no infinitivo, como produzir, oferecer, contribuir, trabalhar, disponibilizar, etc.

Tomemos como exemplo uma empresa que produzirá pneus. Vamos tentar construir a sua missão:

1. O que se propõe a fazer. “Produzir pneus”. Esta pode ser a missão final da empresa, mas vamos acrescentar mais dados:

2. Onde faz: “Produzir pneus no Brasil”. Note que já houve uma definição do negócio especificando a área geográfica. Trata-se de uma empresa nacional (ou não) que produz pneus apenas no Brasil.

3. Para quem Produz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil”. Veja que aqui a empresa já especificou que tipo de pneus ela vai produzir: nem de motocicleta, nem de tratores, nem de automóveis, mas pneus de caminhões. Essa vai ser a especialidade da empresa.

4. De que forma Faz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil com elevados padrões de qualidade”. Aqui já estamos agregando a forma que os pneus serão produzidos.

5. Por que faz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil, com elevados padrões de qualidade, visando a segurança dos meios de transporte de carga rodoviários no país”. Note que aqui já ficam especificadas todas as variáveis envolvidas naquilo que a empresa se propõe a fazer.

Mas a dúvida é: por que algumas empresas têm a missão longa e cansativa de ler e outras são extremamente curtas? Não há uma resposta definitiva, ambas estão corretas e não há padrões para definir quantas linhas, palavras ou parágrafos uma missão deve ter. Mas, normalmente, longa ou curta, a missão não deve ter mais do que um parágrafo.

Exemplo de missão de algumas empresas:

Comgás:
1. Manter a COMGÁS como patrocinadora de um crescimento sustentado, atendendo às expectativas dos acionistas quanto a resultados, adotando as melhores práticas de gestão e cumprindo as obrigações regulatórias e legais.
2. Disponibilizar nossos serviços com confiabilidade e segurança, em condições competitivas, oferecendo soluções que superem as expectativas dos clientes.
3. Trabalhar com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente, em um clima organizacional positivo, garantindo práticas seguras, baseados em valores e princípios éticos.

Note que aqui não existe UMA missão, mas, sim, três. Aparenta ser o caso de missões múltiplas (o que não está errado, já que a empresa pode se propor a fazer coisas diferentes, mas os três itens poderiam ser reduzidos a um único parágrafo.

Abril
Contribuir para difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país.

Trata-se de uma editora que transita em outros meios de comunicação, como TV. Portanto a missão não delimita apenas publicações em papel.

Amil
Viabilizar a uma parte significativa de nossa sociedade, o acesso a uma medicina de alta tecnologia e qualidade.

Trata-se de uma assistência médica, portanto, a citação de acesso à medicina passa a ser uma parcela importante de contribuição da empresa em nosso país.

Outras missões:

Embratel
Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.

Carrefour
Todos os nossos esforços devem convergir para a satisfação dos nossos clientes.
Nosso trabalho no comércio é oferecer uma resposta adaptada à evolução das expectativas dos clientes em matéria de escolha e de qualidade, garantindo-lhes o melhor preço.


Shell
Assegurar que as competências dos indivíduos e das equipes, representem uma vantagem competitiva e um alavancador do valor da empresa. Garantir no ambiente interno, elevado nível de motivação, engajamento, prazer e orgulho de fazer parte do time Shell Brasil.

Bradesco
Atender as necessidades dos clientes, desenvolvendo relacionamento de longo prazo de forma ética, criativa e em equilíbrio com os interesses dos acionistas.

Procter & Gamble
Facilitar a vida de aproximadamente cinco bilhões de consumidores em mais de 130 países ao redor do mundo.

Boticário
Criar produtos e serviços de beleza e bem-estar, com qualidade, atendendo aos desejos, expectativas e necessidades de nossos clientes, criando com eles uma relação de encantamento e magia.

Nestlé
Desenvolver as oportunidades de negócios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos

Infraero
Atender às necessidades da sociedade relativas à infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade.

Mc Donalds
Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

Citibank
Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável.

Rede Globo De Televisão
Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.

Ford
Atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas 

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Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano  . Veja um Vídeo do Daniel Portillo Serrano. Veja uma Palestra de Daniel Portillo Serrano.




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