O Mix de Comunicação

por Daniel Portillo Serrano

27/10/2011

 

Muito tem se escrito, falado e discutido sobre o Mix de Marketing ou composto de Marketing como é mais comumente denominado. Os famosos 4 Ps geram milhões de páginas como resultado de uma simples busca no Google. Só aqui, no Portal do Marketing, temos dezenas de artigos sobre o assunto.
O motivo é claro: o Composto de Marketing, ou os 4 Ps são a base para uma estratégia de Marketing. Tentar não usar o modelo em uma estratégia de Marketing é navegar em águas turvas. Equivale a uma empresa querer alcançar seus objetivos sem o devido plano.
A comunicação da empresa, entretanto depende de outros fatores que podem ou não estar ligados à área de Marketing. Setores como Trade Marketing, Relações públicas e Publicidade e Propaganda, geralmente, em grandes empresas, apresentam liberdade entre suas ações. Isso acaba ocasionando um conflito de ações que pode ocorrer devido a cada área dar os tiros para onde acreditam que devem, na maioria das vezes não unindo esforços.
Quando falamos em Mix de comunicação, ou composto de comunicação, o objetivo é exatamente o de concentrar os esforços de todas as áreas que de alguma forma se comunicam com o mercado. Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações (independente de qual departamento seja o responsável pelas mesmas na empresa):

- Publicidade e Propaganda
- Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)
- Relações Públicas
- Venda Pessoal
- Marketing Direto
- Materiais Educativos
- Design Corporativo
- Web Marketing

 



Cada uma contempla o seu próprio plano, mas o objetivo do Mix de Comunicação é exatamente que todos convirjam a um único objetivo, evitando desperdícios de verbas e ações.
A tabela abaixo apresenta algumas das ações previstas para cada elemento ou fator do Mix de Comunicação.

Publicidade e Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas Venda Pessoal
Jornal
Rádio
Out-Door
Displays
Cinema
Revista
Televisão
Encartes
Cartazes
Neons
Luminosos
Amostras
Sorteios
Cupons
Descontos
Fidelização
Incentivos
Ofertas
Preço
Abatimentos
Concursos
Eventos com a Imprensa
Press Releases
Patrocínios
Seminários
Lobby
Jornalzinho
Eventos
Boca a Boca
Feiras
Eventos
Convenções
Apresentações
Cursos

 

Marketing Direto Materiais Educativos Design Corporativo Web Marketing
Mala Direta
Catálogos
Telemarketing
Amostras
Manuais
Brochuras
Folders
DVDs
CD-Roms
Catálogos
Logotipos
Marcas
Paineis
Displays
Decoração
Veículos
Uniformes
Placas
e-mail
Web sites
Filmes
Virais

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .