Fale Conosco Política de Privacidade
   

 

Motivação e Persistência São Coisas Diferentes

Por Renê Fernando Cardoso

06/02/2002

“We’re never sold out – nunca estamos esgotados”

Joe Abruzzese – President of Sales for CBS Television Network

  

                  Cinco dos melhores profissionais de vendas dos Estados Unidos  foram recentemente entrevistados pela Revista Business 2.0, (God of Sales) entre as várias qualidades e características que ele julgam necessárias para ser um profissional bem sucedido, três delas se destacam e são comuns a todos os entrevistados. 

INFORMAÇÃO -   Você sempre deve lembrar da regra dos 20 x 80, onde 20% de seus clientes são responsáveis por 80% de suas vendas, sendo assim a informação mais importante é saber quem são os seus melhores clientes os chamados Usuários – Líderes ou ainda Heavy – Users, e assim procurar novos produtos para seus atuais clientes a invés de novos clientes para seus atuais produtos. O que nos remete à Segunda qualidade apresentada na matéria.

 RELACIONAMENTO -  As organizações percebem que manter relacionamentos com seus clientes atuais é de longe mais lucrativo que sair atrás de novos clientes. Hoje mais do que nunca você precisa destas pessoas, pessoas que possam vender. Pessoas que tenham a consciência que ao vender deve-se criar um vínculo com o cliente, caso contrário ele atravessa a rua e compra de alguém que tenha.

 PERSISTÊNCIA -  Segundo eles é a qualidade que separa os profissionais de sucesso dos demais. A persistência é bem ilustrada nesta matéria  por Joe Abruzzese – President of Sales for CBS Television Network, “ É como nadar em um rio, se você parar de nadar, você pode afundar” – Em tempos difíceis como este você deve ser persistente, deve fazer o dobro de ligações, o dobro de visitas, fazer sempre o máximo possível. Como a persistência foi muito abordada na matéria, vou continuar escrevendo este artigo abordando o assunto com base em outras fontes.

                   A persistência é mais importante do que a motivação? Muitas vezes sim pois a motivação é aquilo que faz com que você queira algo e corra atrás dos seus objetivos, já a persistência faz com que você não desista. Existem muitas pessoas motivadas mas pouco persistentes, aqueles que popularmente  chamamos de “ fogo de palha ”, quantos começam um curso de idiomas, um regime, um projeto e ao primeiro obstáculo desistem.

                   Essa relação pode ser bem observada no filme Homens de Honra, com Robert de Niro e Cubba G. Jr, o papel do jovem marinheiro vivido po Cubba Jr, traz na sua essência o que vem a ser persistência, muitos outros casos temos em nossas vidas, especialmente no esporte, como por exemplo a maratonista que chega sem nenhuma condição física na final da prova mesmo assim a termina, tudo mundo se lembra dessa cena, mas ninguém lembra quem venceu a prova.

                   Um outro exemplo ocorreu na última Olimpíada em Sidney, quando o nadador africano bateu o record olímpico de lentidão aquática, mesmo assim terminou a prova e teve seus esforço reconhecido pelo público que o aplaudiu. A relação de exemplos seria imensa, entretanto o importante é termos histórias pessoais ou profissionais onde a persistência foi fator crítico para o nosso sucesso.

                   PORQUÊ DEVO SER PERSISTENTE ? se ainda lhe restar esta dúvida, lembre-se a persistência lhe confere a maior de todas as vitórias – A VITÓRIA PESSOAL, aquele sentimento de que você conseguiu aquilo que queria, para aqueles que assistiram ou vão assistir o filme ao qual me referi, vai pode perceber claramente o que trata este artigo, no final do filme, que evidentemente não vou contar.

 VOCÊ É A SOLUÇÃO: ACREDITE EM VOCÊ E FAÇA A DIFERENÇA.




Notícias sobre propaganda e Marketing? Acesse o Portal do Marketing.net