A Música a Serviço da Liderança e do Trabalho em Equipe
Por Fabiano Brum
05/03/2008

Observe uma orquestra e uma banda musical tocando e verá vários conceitos de liderança.

Emoção a Serviço da Razão. Embora exista uma partitura ou planejamento musical a ser seguido, o músico imprime nela a sua sensibilidade, vigor e sentimento, dando mais vivacidade a idéia musical. O Líder é a pessoa que tem um plano a ser executado, e tem o poder de inflamar o coração das outras pessoas com suas idéias, sentimentos e sua emoção fazendo com que como na música, este plano se encha de vida e seja concretizado.

Brilhar Sem Ofuscar o Outro. No instante em que um músico vai fazer a sua parte (um solo de guitarra por exemplo), ele entende que aquele é o seu momento, e que as atenções da platéia estarão todas voltadas para o seu instrumento. Mas também entende que deve brilhar sem ofuscar os demais integrantes da banda, pois estes neste momento estão fazendo a sustentação (base da música). O verdadeiro líder, sabe dividir com os demais os créditos por uma ação bem feita, pois sabe que se não fosse a sua equipe, aquela idéia não teria sustentação e provavelmente não teria sucesso.

Sucesso Nunca Vem antes do Trabalho. O músico e sua banda sabe que para se fazer uma determinada passagem de poucos segundos dentro de uma canção é necessário horas e horas de treino e aperfeiçoamento. Ele sabe que a diferença entre aplausos ou vaias no final da sua apresentação, está diretamente ligado a quantidade de tempo que ele se dedica ao seu aperfeiçoamento e ao aperfeiçoamento de sua orquestra musical.

O líder entende que o sucesso é a conseqüência de um trabalho feito com qualidade, dedicação e espírito de equipe. Assim, ele dedica tempo e recursos para o seu treinamento e também dos seus liderados.

Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br