Nada Menos do que a Excelência
Por Paulo Araújo
30/11/2006
A sua carreira merece que você dê o seu melhor. Nada menos do que
isso. Para crescer é preciso manter um nível alto de desempenho, o
que não significa a mesma coisa que uma carga horária cheia de horas
extras. A questão é sempre pensar em cada trabalho de uma forma
especial. Em que pode ser melhorado? Existe alguma maneira de fazer
mais rápido ou mais barato? Acostumar a ter uma postura de
excelência, fazendo com que isso se incorpore ao seu estilo. Seja
excelente, hoje e sempre, e torne isso um hábito. Veja as sugestões
abaixo para ajudá-lo a ser melhor naquilo que você faz.
Transforme seu trabalho em uma grande diversão. Nossa performance é
melhor quando nos divertimos naquilo que fazemos. A rotina é algo
que inibe a criatividade, então temos de criar uma rotina diferente.
Use o bom-humor e de tempos em tempos pense em criar desafios novos.
Não precisa esperar uma ordem do seu chefe, seja pró-ativo,
alto-astral e busque novas maneiras de executar aquela tarefa. Como
um jogo, crie estímulos para melhorar a qualidade de seu trabalho.
Acredite na força da equipe. Delegue mais e demonstre confiança na
pessoa que recebeu determinada tarefa. Acompanhe o trabalho de perto
e esteja sempre de portas abertas para receber sugestões. Faça com
que todos se sintam úteis no trabalho, verdadeiros membros de uma
equipe. Respeite a individualidade e procure conhecer e destacar os
pontos fortes de cada pessoa. Hierarquia existe desde que o mundo é
mundo, mas cada um de acordo com seu potencial pode fazer a
diferença no conjunto.
Ouça mais. Pessoas com alto desempenho nem sempre são falantes, mas
sim bons ouvintes. Prestam atenção nos detalhes e valorizam seu
interlocutor. Não interrompa as pessoas e não as faça perder a linha
de raciocínio. Desligar o telefone celular e manter uma postura
voltada para a pessoa, além de educado, valoriza o emissor e o
motiva a sempre disponibilizar mais informações, pelo simples fato
de se sentir ouvido. Seja generoso e ouça com atenção.
Não tenha medo de aparecer. A conquista de resultados excelentes vai
aumentar a sua evidência na empresa. Você tende a participar de mais
reuniões, encontros sociais e mesmo ser chamado para resolver
problemas de outros setores. Na hora da ascensão cuide um pouco mais
da sua postura e imagem. Adote um estilo de comunicação que tenha a
ver com você e aprimore a sua forma de repassar os assuntos e
conteúdos em reuniões e palestras. Não tenha receio de aparições em
público, pois quanto mais se cresce na carreira, mais pessoas querem
conhecer os seus métodos e táticas. Não invente moda, seja humilde e
não queira mudar o seu estilo, descaracterizando sua personalidade e
imagem.
Mantenha o nível de desempenho. É muito difícil manter sempre um
alto desempenho, ser sempre o melhor, por isso não tenha essa
preocupação, pois ela só vai lhe gerar ansiedade. Determine padrões
de excelência individualmente e em conjunto com a equipe e foque os
resultados. É ilusão pensar em ser sempre o melhor, querer ganhar
todas ou ser sempre o promovido. Excelência significa fazer algo
melhor do que antes, de uma forma que o maior interessado, seja
cliente ou seu chefe, perceba. Mas nem sempre isso será possível. O
objetivo é conseguir no geral sempre fazer melhor do que a média,
elevando os padrões e tornando fácil o que antes parecia difícil.
Trabalhe de forma inteligente. Use a criatividade e sempre pergunte
em cada situação o que pode melhorar ou se vai agregar algum valor
da forma que está sendo feito. Faça bom uso da tecnologia e
principalmente do tempo que se dispõe. Aproveite o conhecimento
disponível e quando precisar peça ajuda e busque parcerias. Seja
ousado na hora certa, não adie o que pode ser feito e não deixe
pequenos conflitos se transformarem em grandes questões emocionais.
Resolva-os de forma rápida e direta, evitando tempestade em copo
d'água.
Crie uma cultura voltada para a excelência em sua empresa ou no seu
setor. Seja um entusiasta dessa idéia e seu melhor exemplo. Uma vez
que temos que fazer, nada melhor do que fazer bem-feito.
Paulo Araújo é palestrante e escritor. Autor de Motivação - Hoje e
Sempre (editora Qualitymark), entre outros livros. Site:
www.pauloaraujo.com.br
Tel (11) 4153 6008 – Alphaville – SP - Tel (41) 3267 6761 / 9124
2873 – Curitiba - PR