O que é Marketing 5.0
Por Daniel Portillo Serrano
13/08/2017

Desde os seus primórdios, o Marketing, como uma ciência, tem sofrido alterações, tanto de conceito como de definições. Conforme a tecnologia foi avançando, as técnicas utilizadas foram, também, tendo alterações para adequar-se a um novo mercado com novos consumidores.
Desde a sua aceitação como ciência, o Marketing já passou por 5 fases.

Marketing 1.0
Trata-se do modelo tradicional, completamente passivo para as demandas dos consumidores e focados no conhecimento das marcas, produtos e as características que as diferenciam de seus concorrentes. Era o Marketing original que começou a utilizar o Mix ou composto de Marketing, ou como era conhecido popularmente: os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Marketing 2.0
O Foco se volta para o cliente durante o início dos anos 90 e se tenta associar o produto às características e perfil dos consumidores de uma forma genérica. São incluídos os 4 Cs: Consumidor, Custo, Conveniência e Comunicação. Utilizou-se a Internet, onde os consumidores poderiam encontrar todas as informações dos milhares de produtos que estes poderia pesquisar através de um computador. Assim, o consumidor poderia encontrar não apenas o produto que queria, mas outros que pudessem substituir o que procurava.

Marketing 3.0
Devido à grande passividade gerada pelo Marketing 2.0, Philip Kotler desenvolve o Marketing 3.0. Baseia-se na definição de Marketing com o objetivo de criar um ambiente melhor para os consumidores.
Con la pasividad abandonada en el paso anterior, surge este nuevo paso de la mano de Philip Kotler en 2010. Sus planteamientos están totalmente apoyados en los anteriores pero define el objetivo del marketing como el de un lugar para crear un mundo mejor.

Marketing 4.0
Atua no conhecimento não apenas dos consumidores atuais, mas dos futuros. Inicia a busca por consumidores via Internet, com determinadas necessidades e desejos que possam ser atendidas pelo produto genérico, customizado ou com pequenas alterações, antecipando o que o consumidor iria buscar. Quase tudo é baseado na Internet, aplicativos, sites, portais, blogs. Os fabricantes trocam as lojas físicas com altos custos, por sites de venda.

Marketing 5.0
Busca atingir o lado emocional dos consumidores. Converte os consumidores em embaixadores da marca. Apoia causas justas, demonstra responsabilidade social e ambiental corporativa. Utiliza o Marketing sensorial para atingir os 5 sentidos do consumidor. Envolve o consumidor de uma forma invasiva, sem, que, no entanto, seja intrusivo.

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .