O que é Marketing

por Daniel Portillo Serrano

16/02/2007

 

A Definição do termo Marketing nunca obteve uma explicação definitiva.

É comum, ao iniciar um curso ou uma palestra, o professor soltar a clássica pergunta: O que é Marketing?

Após 20 definições devidamente transcritas no quadro, se chega a uma das 3 conclusões:

 

a)     Todas estão corretas

b)     Todas estão erradas

c)      Algumas estão mais ou menos certas.

 

A verdade é que não existe uma definição correta. Cada autor descreve Marketing conforme o seu próprio entendimento. Dessa forma, transcrevemos aqui diversas definições de Marketing, de autores, empresas e instituições brasileiras e estrangeiras:

 

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).

 

Marketing é o estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de produtos em um futuro próximo ou distante (prospectivos), e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa. (Sebrae -  www.sebrae.com.br/br/npublish/glossario_creditom.asp)

 

Neologismo norte-americano usado internacionalmente, para designar a moderna técnica de comercialização. Complexo de estudos, técnicas e atividades com o objetivo de promover, divulgar e sustentar um produto ou serviço no mercado de consumo, e/ou assegurar o sucesso comercial de um empreendimento. (www.ajudabancaria.com/termos_mercado_m.html)

 

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

 

Marketing conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).

 

Desenvolvimento das atividades comerciais, desde a produção até o consumo final. (www.formosaonline.com.br)

 

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

 

Marketing ou Mercadologia é a atividade de ligar os produtores (ou produtores potenciais) de um produto ou serviço com clientes, quer existentes ou potenciais. Técnicas de Marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida. Métodos de Marketing são objeto do estudo de várias ciências sociais, particularmente Psicologia, Sociologia, e Economia. A pesquisa de Marketing fundamenta estas atividades. (Wikipedia - pt.wikipedia.org/wiki/Marketing)

 

Marketing é tudo o que uma empresa faz; o que não é, é decorrência. (MADIAMUNDOMARKETING )

 

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

 

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

 

Marketing é a estratégia empresarial de otimização de lucros através da adequação da produção e oferta de suas mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, para isso recorrendo a pesquisas de mercado, design de produtos, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. (Dicionário Houaiss)

 

Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).  

 

Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do cliente; tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos ou serviços; esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão etc); conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público alvo.

(Sebrae-http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/conhecaomercado_820.asp)

 

Marketing é um processo que objetiva a construção de relações duradouras (Jay Conrad Levinson)

 

Marketing é o conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing. (Dicionário Publicitário (d2dbr.free.fr/dicionariopublicitario/m.htm)

 

Marketing é função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes. (Peter Drucker – 1954)

 

Essas são algumas definições para a palavra Marketing. Considere então, encontrar definições para os inúmeros Tipos de Marketing que tem surgido nos últimos tempos. (Leia mais aqui: Tipos de Marketing)

 

Para Acessar outros artigos de Daniel Portillo Serrano, clique sobre o nome.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano  . Veja um Vídeo do Daniel Portillo Serrano. Veja uma Palestra de Daniel Portillo Serrano.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade