Qual o Valor de uma Pizza?
Por Marco Antonio Meira
17/03/2009

Vamos imaginar a seguinte cena: Hoje é seu aniversário, a todo momento o telefone toca, um familiar desejando felicidades à você ou um amigo fazendo uma piada com sua idade e também desejando felicidade. Uma rotina comum em um dia de aniversário. Mais uma vez o telefone toca, desta vez não é nenhum amigo e nem parente, é uma simpática voz dizendo.

- Bom dia Sr(a) Fulano(a), aqui é da pizzaria e estamos ligando para desejar-lhe um feliz aniversário. Como é um dia especial, queremos enviar-lhe de presente uma pizza Napolitana com a borda recheada de Catupiry, pois sabemos que é a sua pizza preferida. A que hora o sr.(a) quer receber sua pizza?

Agora eu lhe pergunto: Nas Sextas Feira em que você costuma pedir uma pizza, você pediria a pizza em outra pizzaria? E se a outra pizzaria estiver oferecendo a pizza Napolitana, um real mais barato?

Acredito sinceramente que ninguém trocaria de pizzaria. Então qual é o “preço” da pizza Napolitana? Vinte Reais? Dezenove? Talvez um pouco mais ou um pouco menos. E qual é o “VALOR” da pizza Napolitana? O “VALOR” é aquele que o seu cliente percebe, que lhe move a preferir a sua pizza independente do seu “preço”. É tudo aquilo que está agregado à sua pizza e que supera as expectativas do seu cliente, ele percebe que você se importa com ele e procura sempre fornecer-lhe o melhor.

Agregar valor ao produto ou serviço, é fazer aquilo que seu cliente quer. Não estou falando da qualidade do produto, isso é natural. Estou falando daquilo que o cliente quer receber juntamente com o seu produto: a atenção dedicada a ele, o reconhecimento de tê-lo como cliente, a atenção depois que ele adquiriu o seu produto ou serviço, etc. Isso é VALOR e o preço fica em segundo plano.

Uma pizza com VALOR, é aquela que:

- Tem o recheio que o cliente quer e não aquele que está no cardápio;
- Chega quente e saborosa na casa do cliente;
- Quando o cliente liga, a atendente é simpática e lhe trata pelo nome;
- O cliente recebe telefonemas com promoções de sua pizza favorita;
- A pizzaria sabe qual é a pizza favorita dos seus clientes;
- A pizzaria sabe a frequencia de compra dos clientes;
- A pizzaria oferece bebidas para serem entregues junto com a pizza;
- A pizzaria lembra do aniversário de seus clientes;
- A pizza tem o PREÇO justo.

Amigos e amigas, não importa o seu ramo de atividade, ou se você vende um produto ou serviço. Faça com que sua “pizza” tenha o VALOR que o seu consumidor espera.

Estudar o seu consumidor, deve ser uma tarefa obrigatória, conhecer seus hábitos e costumes é fundamental. Manter um cadastro atualizado de seus clientes é uma ferramenta essencial para manter-se conectado a eles. Não deixe que a concorrência supere o seu VALOR, esteja sempre um passo adiante.

Pense bem em tudo isso!

Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas
www.signcomputer.com.br