Valores
Por Nori Lucio Jr.
08/10/2007

Valores são qualidades e competências que são consideradas diferenciais da organização. Os valores determinam a personalidade da empresa através da sua atitude mercadológica com clientes, parceiros, fornecedores e comunidade.

Por que Identificar e Estabelecer Valores?

Organizações eficientes identificam e desenvolvem um significado claro, conciso e compartilhado de valores, crenças, prioridades e direção para que todos entendam e possam contribuir.

Uma vez definidos, os valorers impactam todo aspecto de sua empresa. Você tem que suportar e nutrir este impacto ou identificar e definir os valores seria uma exercício perdido. Pessoas se sentirão enganadas ou mal direcionadas a menos que eles vejam o impacto deste exercício dentro da empresa. Se você quer que os valores que você identificou tenham impacto, os itens a seguir deverão acontecer:

Equipe cultiva e demonstra os valores entre os funcionários;
Ajudam na priorização;
Facilitam na tomada de decisões;
Facilitam no reconhecimento;
Facilitam na absorção dos objetivos da empresa ;
Facilitam contratações.

Exemplos

Dedication to every client's success
Innovation that matters, for our company and for the world
Trust and personal responsibility in all relationships (IBM)

Algumas palavras que definem valores ....

ambição, competência, individualidade, igualdade, integridade, serviço, responsabilidade, respeito, dedicação, diversidade, melhoramento, lealdade, credibilidade, honestidade, iovatividade, trabalho em equipe, qualidade, eficiência, excelência, empowerment, dignidade, colaboração, empatia, realizações, coragem, sabedoria, independência, segurança, desafio, influência, amizade, compaixão, generosidade, persistência, otimismo, flexibilidade, etc.

Os valores dividem-se em ‘valores funcionais’ que representam suas competências, e um outro conjunto de valores que representam a personalidade da empresa que foram moldados durante sua existência e experiência, marcados pelo sucesso no relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores.



Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.