Visão
Por Nori Lucio Jr.
08/10/2007

A visão deve estar relacionada com "o quê" sua empresa quer se tornar. Deve haver consenso entre os membros da organização assim como ajudá-los a "sentir orgulho" de pertencerem a empresa. A Visão deve ir além dos limites da organização relacionados as suas competências atuais.

A Visão deve apontar para o futuro da empresa. A visão da empresa deve manter-se curta e compreensiva para que todos se lembrem.

Exemplos

" Ser uma empresa brasileira com atuação global, posicionada entre as três maiores empresas de mineração diversificada do mundo e, até 2010, atingir a excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios." - Vale do Rio Doce

"A Petrobrás será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental." - Petrobrás

"Ser a melhor empresa de varejo do Brasil." - Lojas Americanas

Alerta

Assuma que sua visão deve permanecer inalterada por uma década. No entanto, isso não significa que a visão nunca deva ser mudada, ou refinada. As condições de negócio ultimamente estão exigindo das empresas constantes adaptações. Numa situação onde uma mudança de ambiente exige uma mudança fundamental - Mude sua visão!

Veja mais sobre Visão no vídeo a seguir



Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.raduado pela ESPM e publicitário pela Cásper Líbero.