Você tem Integridade??

Por Dill Casella

20/02/2008


Você está procurando recolocação, emprego ou nova oportunidade de trabalho? Dentre outras, sabe qual a característica que as empresas estão à procura, comportando-se como verdadeiros cães farejadores? Integridade!!
Você tem integridade?
Imagine-se em um local escuro. Você está sozinho, sem ser notado por qualquer pessoa. Como você se comporta? Qual o comprometimento com você mesmo, com o próximo e o com o universo? Saiba que, segundo o evangelista e editor americano Dwight Moody, neste momento você está expressando seu caráter!
E caráter está preciosamente ligado com integridade! A integridade significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, com ética, educado, de conduta reta, imparcial, cuja natureza nos remete a imagem de inocência e pureza.
O que é íntegro é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.
Falar sobre integridade no trabalho é falar sobre um valor indispensável na lista de prioridades para seu exercício! As ações e posturas que compõem a integridade no trabalho são inúmeras, mas podem muito bem serem exemplificadas, além do caráter, pela ética, pelo respeito, por dizer a verdade e, acima de tudo, por “agirmos como o fundador da empresa que trabalhamos”.
Somente agindo como “fundador da empresa”, temos o verdadeiro sentimento de preservação da memória, instalações, valores, ativos, clientes, etc. Quando enxergamos pelas lentes do fundador, damos valor a cada gota, retalho, rebarba, sucata, etc. gerada. Valorizamos cada pessoa que faz parte da empresa e assim nos comprometemos com a evolução do colaborador e de seus familiares.
O ser humano íntegro não prejudica alguém por motivo fútil e incoerente. Ele está sempre em seu estado de “melhor eu” e, no ambiente de trabalho, exerce a competição leal, enxergando muito além do óbvio e do provável. Desconhece termos como “puxada de tapete”, “jogo desleal”, etc. e jamais produz sentimentos mesquinhos e tacanhos.
Talvez um dos maiores desafios de hoje, seja o de criar nossos filhos com integridade. Pense um pouco na qualidade das informações que eles têm acesso hoje em dia através de programas de TV, internet, jogos de videogame, músicas, danças, etc. Até que ponto tais informações carregam ética? Quais “filtros” estamos proporcionando aos nossos filhos e mais ainda: quais exemplos estamos dando aos mesmos?
Simples exemplos concretos de vida, sempre fundamentados em princípios, encorajam nossos filhos a seguirem nossos passos. Portanto, respeitar a lei, chegar na hora de nossos compromissos, não disseminar amargura e descrença, entre outras tantas atitudes, serão suficientes para que nossos filhos acreditem nos valores. Eles não poderão contestar, pois estarão vendo!!
Jesus Cristo ensinava pelo exemplo e é o maior líder que o universo já conheceu!! Exercitar e incorporar a integridade, através do exemplo, fará enorme diferença para os líderes atuais e, principalmente, na formação dos líderes do futuro!!
Todos serão beneficiados com o exercício da sua integridade, inclusive você!! Você jamais será discriminado, descartado, desprezado ou outra coisa ruim por ser íntegro!! Muito pelo contrário: você será respeitado, admirado, apreciado e terá seus valores engrandecidos!!
Acredite e exercite!! Sempre!!

Dill Casella

Dill Casella (www.dill.com.br) é Engenheiro Civil, pós graduado em Marketing, especialização em Desenvolvimento Gerencial e Empreendedorismo pela FDC e Practitioner pela SBPNL. Com mais de 15 anos em cargos de liderança de empresas de primeira linha, realiza palestras em vendas, atendimento ao cliente, liderança e motivação. Também é compositor, músico, escritor e ator amador.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade