12 Passos para o Sucesso
Por Raúl Candeloro
06/03/2009

Todos os dias defrontamo-nos com obstáculos pessoais e profissionais que dificultam nosso trabalho. Mas, olhando por outro ângulo, são esses mesmos obstáculos que enriquecem nossas vidas - senão, qualquer um teria sucesso. Foi Moliere, o escritor francês, que disse "Quanto maior o obstáculo, maior a glória ao superá-lo". Mas é necessário um sistema para aprender a enfrentar esses obstáculos e superá-los. Vejamos quais são os 12 passos para o sucesso:

1) Estabeleça objetivos claros e específicos, e ponha-os no papel: Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, não é um bom objetivo. Ele é claro, mas não é específico. Visualize seu objetivo de maneira clara e específica e ponha-o no papel, pois isso o obriga a concentrar seus esforços em busca de resultados, ao invés de dispersá-los.

2) Sonhe - com os pés no chão: É importante ser realista. Uma pesquisa realizada pela revista INC. entre os presidentes e CEO's das 500 empresas que mais cresceram o ano passado nos EUA, mostra que cerca de 40% dos entrevistados não tinha planejado seu sucesso. Empresários que multiplicaram seu faturamento por 5, 10 e até 20 vezes num ano disseram que estavam tão ocupados trabalhando que não tinham notado seu crescimento fantástico. Sonhar é bom, principalmente para quebrar paradigmas e visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, trabalhar geralmente é bem mais produtivo.

3) Monte um cronograma: O tempo é hoje o recurso mais escasso e valioso na face da Terra. A melhor maneira de otimizá-lo é montando um cronograma, passo a passo, de tudo que precisa ser feito para conquistar seu objetivo. Não é necessário nada complicado: basta uma agenda semanal, com tarefas diárias. Isso permite acompanhar seu progresso e fazer pequenas correções de rota.

4) Faça revisões constantes: Precisamos relembrar, de tempos em tempos, o que é exatamente que estamos perseguindo. Afinal, quem disse que você é obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque você mesmo o estabeleceu há alguns meses atrás? A vida muda, as coisas mudam, seus objetivos também podem mudar. Por isso não deixe nunca de fazer as revisões, mesmo que mentalmente, porque vale a pena.

5) Não desperdice recursos: Todos temos a tendência a sermos meio centralizadores, principalmente com tarefas importantes. O problema é que muitas vezes tentamos reinventar a roda e nos esquecemos que muitas vezes pode existir alguém que já passou pela mesma situação - e com sucesso. Da próxima vez que estiver "empacado", saia do escritório e vá fazer perguntas. Estamos na era da Informação: aproveite e use-a!

6) Priorize atividades mais importantes: Algumas atividades são chamadas de críticas porque, se atrasarem, põem em perigo e atrasam o projeto inteiro. Outras coisas não: podem ser deixadas sem problema para o último instante. Descubra quais são as atividades mais importantes para atingir seus objetivos, e dê-lhes prioridade total. Melhore a qualidade desses esforços e você vai estar bem mais perto do sucesso.

7) Envolva as pessoas à sua volta: É muito mais motivador trabalhar em busca de um resultado
quando família, amigos e colegas dão seu apoio. O envolvimento de outras pessoas cria uma espécie de sinergia que ajuda a superar obstáculos. Além disso, todos podem participar dando idéias e sugestões. Use uma parte do seu tempo de maneira 'política', conquistando o apoio e envolvimento das pessoas à sua volta - principalmente sua 'cara-metade'. Nada como unir o útil ao agradável: ser feliz fora do trabalho, acredite, aumenta sua produtividade.

8) Não tome atalhos: Sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Levam-se dez anos para fazer sucesso da noite para o dia. Sempre que ler a história de alguém que se deu muito bem, em qualquer atividade humana, preste muita atenção: 100% das vezes, sem exceção, você vai ver que essas pessoas estavam dando duro há muito tempo. Se atalhos fossem melhores, não teríamos estradas e nem avenidas.

9) Resolva seus problemas agora: Retorne rapidamente seus e-mails e telefonemas. Escreva já aquela carta e fique livre daquele peso o resto do dia. É a melhor maneira de aumentar sua produtividade (e de dormir tranqüilo!).

10) Respeite sua intuição: Sobrecarregados de informação, atolados até o pescoço em números, gráficos e relatórios, pressionados constantemente a tomar decisões rápidas... a verdade é que é difícil ser totalmente racional nessas situações. A intuição, muitas vezes, nos manda recados sutis de algumas coisas que não percebemos conscientemente. Ouça-a com cuidado, principalmente ao lidar com pessoas. Quando lhe der aquele friozinho na barriga, ou aquela vozinha lá no fundo lhe sussurrar algo... preste muita atenção. Afinal, não é um estranho mandando um recado. É você mesmo!

11) Pensamento positivo: Você acha que o Michael Schumacher coloca gasolina de 2ª categoria na sua Ferrari? Então como você acha que nosso cérebro pode trabalhar eficientemente com todo o lixo que recebemos diariamente? Existem maneiras de melhorar o seu combustível intelectual. Leia mais histórias de sucesso, coisas engraçadas, fitas inspiradoras ou motivacionais. Sua atitude para alcançar o sucesso é a melhor ferramenta que você tem em suas mãos, por isso faça do sentir-se bem uma de suas mais altas prioridades.

12) Siga seu plano - é hora de ação: O sucesso requer equilíbrio entre planejar e fazer, entre o teórico e o prático. Uma vez que você identifique como alcançar seus objetivos, deixe de lado a indecisão. Muitas vezes a diferença entre quem sonha com o sucesso, e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de seus atos. Pequenos passos e ações que, somados, separam os sonhadores dos conquistadores. Como disse Woody Allen: "90% do sucesso é simplesmente dar as caras”. Porque 90% das pessoas desiste antes mesmo de começar.

Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas. Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.