Ações Práticas para Captar Clientes na Área de Saúde
Por Ari Lima
12/05/2008
A captação de clientes é uma importante preocupação para a maioria
dos médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros
profissionais de saúde, pois esta é uma das melhores formas de
possibilitar o crescimento e a viabilização financeira de sua
prática profissional.
Existem diversas formas de captar novos clientes. Vamos relacionar
dez maneiras práticas e de simples implantação para conseguir novos
clientes, e que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer
consultório ou clínica de saúde.
Estas idéias em formato de dicas são as seguintes:
Ação 1 – Relacione seus clientes inativos e mande mensagem para eles
sugerindo novos serviços que possam estar necessitando. Existe uma
frase em vendas que diz: “procure novos clientes para seus produtos
e novos produtos para seus clientes”.
Ação 2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou
amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no
futuro dos serviços de sua especialidade.
Ação 3 - Desenvolva parcerias com profissionais de áreas correlatas
ao seu consultório. Médicos podem indicar clientes a psicólogos ou a
fisioterapeutas, e estes a dentistas, e vive-versa.
Ação 4 - Utilização do cartão de visita de forma dinâmica. Consulte
nosso artigo sobre o assunto.
Ação 5 - Participação em associações, grupos e comunidades formadas
por seus clientes, para formar networking.
Ação 6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam
freqüentadas por seu público alvo.
Ação 7 – Publicação de artigos de interesse social, com uma
linguagem direcionada ao seu tipo de cliente.
Ação 8 - Criação de um blog sobre os serviços do consultório, e
inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu
público. E envio de e-mail com o link do blog de forma individual e
personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também
para outros amigos e pessoas do ramo.
Ação 9 – Criação de um site, com um conteúdo de interesse relevante
para seus clientes. Por exemplo, um médico pode incluir uma série de
dicas para pessoas evitarem infarto, ou psicólogos podem incluir
artigos e dicas sobre relacionamento entre casais. Estas são apenas
algumas sugestões.
Ação 10 – Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas,
curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de
atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover
o nome de seu consultório.
Estas e outras dicas fazem parte do conteúdo de nosso e-book (livro
eletrônico), “Marketing para Profissionais da Saúde”, lançado
recentemente.
A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e
adaptadas à especialização do consultório e ao perfil do
profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de
negócios, mas exigirão que o profissional assuma uma atitude
pró-ativa na implantação de todas esta ações.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.