Ações Práticas para Captar Clientes na Área de Saúde
Por Ari Lima
12/05/2008

A captação de clientes é uma importante preocupação para a maioria dos médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, pois esta é uma das melhores formas de possibilitar o crescimento e a viabilização financeira de sua prática profissional.

Existem diversas formas de captar novos clientes. Vamos relacionar dez maneiras práticas e de simples implantação para conseguir novos clientes, e que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer consultório ou clínica de saúde.

Estas idéias em formato de dicas são as seguintes:

Ação 1 – Relacione seus clientes inativos e mande mensagem para eles sugerindo novos serviços que possam estar necessitando. Existe uma frase em vendas que diz: “procure novos clientes para seus produtos e novos produtos para seus clientes”.

Ação 2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no futuro dos serviços de sua especialidade.

Ação 3 - Desenvolva parcerias com profissionais de áreas correlatas ao seu consultório. Médicos podem indicar clientes a psicólogos ou a fisioterapeutas, e estes a dentistas, e vive-versa.

Ação 4 - Utilização do cartão de visita de forma dinâmica. Consulte nosso artigo sobre o assunto.

Ação 5 - Participação em associações, grupos e comunidades formadas por seus clientes, para formar networking.

Ação 6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam freqüentadas por seu público alvo.

Ação 7 – Publicação de artigos de interesse social, com uma linguagem direcionada ao seu tipo de cliente.

Ação 8 - Criação de um blog sobre os serviços do consultório, e inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu público. E envio de e-mail com o link do blog de forma individual e personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também para outros amigos e pessoas do ramo.

Ação 9 – Criação de um site, com um conteúdo de interesse relevante para seus clientes. Por exemplo, um médico pode incluir uma série de dicas para pessoas evitarem infarto, ou psicólogos podem incluir artigos e dicas sobre relacionamento entre casais. Estas são apenas algumas sugestões.

Ação 10 – Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas, curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover o nome de seu consultório.

Estas e outras dicas fazem parte do conteúdo de nosso e-book (livro eletrônico), “Marketing para Profissionais da Saúde”, lançado recentemente.

A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e adaptadas à especialização do consultório e ao perfil do profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios, mas exigirão que o profissional assuma uma atitude pró-ativa na implantação de todas esta ações.

Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica, possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a clientes.