Análise do ambiente Competitivo

Por Nori Lucio Jr.

14/02/2009

 
Coletar, organizar e refletir sobre as variáveis controláveis e não controláveis que afetam o ambiente de negócio é fundamental para garantir consistência, coerência e finalmente credibilidade para:

1) planejamento estratégico,

 2) previsão de vendas e

3) orçamento.

Não vá para “guerra” sem estas três ferramentas!

Análise de ambiente competitivo não é um exercício estático já que está relacionada diretamente a volatilidade que influência seu comportamento ao longo do ano. Revisitar estas informações periodicamente é vital para o processo de manutenção preventiva que preserva de forma proativa a saúde da empresa.

O gestor cuidadoso deve alocar recursos financeiro, humano, e de tecnologia necessários para o bom funcionamento deste processo. O gestor cuidadoso e competente deve manter estas variáveis orbitando ao redor da sua cabeça. O retorno sobre este investimento é certamente o mais fácil e tangível de mensurar.

Exemplo:

Imagine que sua empresa consiga roubar 1% de participação de mercado se antecipando a uma ação promocional de seu concorrente. O investimento ta pago por um ano.

A "reportologia"que resulta deste processo demonstra continuamente as variações no ambiente de negócios, permitindo aos gestores simular cenários e tomar decisõesque influenciam no resultado da empresa.

Para que isso seja possível é fundamental que :

* O planejamento estratégico e as opções estratégicas escolhidas pela empresa estejam atualizadas e bem difundidas em todos os níveis da empresa.
* É importante construir o orçamento com uma ferramenta flexível. O Excel é perfeito. Ele permite interligar células e tabelas tornando as simulações muito rápidas de serem processadas.
* O forecast ( previsão ) de vendas e compras deve ser mensal, ou seja, projetado mês a mês refletindo o orçamento.

Exemplos de simulações:

* Alterar apenas a taxa do dólar para observar o impacto nos produtos importados;
* Alterar as taxas de empréstimo bancário para observar o impacto no lucro;
* Eliminar um produto com margem de contribuição negativa
* Aumentar as margens esperadas para determinada linha de produtos

A tabela abaixo pode auxiliar no processo de coletar, organizar e refletir sobre variáveis que impactam o negócio de alguma forma. Veja como utilizá-la:



Na lateral esquerda da tabela existem quatro áreas externas a empresa geradoras de volatilidade:

1.
Política : Quais as possíveis mudanças tributarias, fiscais e de legislação que podem afetar o negócio da empresa.Exemplo : Substituição tributária, Leis de incentivos fiscais
2.
Econômica : Quais os fatores macroeconômicos nacionais e mundiais que poderiam impactar a empresa de alguma forma. Exemplo : Juros alto devido a inflação, Crise Financeira, Escassez de crédito
3.
Social : Quais mudanças de comportamento de compra pode-se observar. Exemplo : Aumento do nível de endividamento, Ascensão das classes sociais, Aumento do número de universidades para população de baixa renda.
4.
Tecnológica : Crescimento do comercio eletrônico, aumento da utilização de cartões de créditos, Penetração da telefonia celular, Crescimento nas vendas de notebooks.

Na parte superior da tabela existem três áreas internas a empresa que devem responder as mudanças observadas

1.
Mudanças fundamentais que podem ocorrer no mercado - Exemplo: vendas por E-Commerce continuam crescendo. Grandes varejistas estão construindo seus portais na internet equipado com E-Commerce.
2.
Qual a postura esperada pela empresa caso elas ocorram - Exemplos: construir um site equipado com E-Commerce.
3.
Qual a performance ou o resultado que se esperada observar caso elas ocorram - Exemplo: Promover este novo canal de vendas e recolher receita de vendas desta nova fonte.



10 benefícios tangíveis que este processo deve trazer para a empresa
 



 

Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.