O Aprendizado e o desenvolvimento pessoal em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
23/09/2008


Desenvolver as habilidades dos colaboradores é um processo contínuo, que possui etapas a serem respeitadas e que possuem um planejamento bem elaborado, demonstrando os objetivos de cada passo e o aprendizado necessário para evoluir, mas algumas pessoas acreditam que não precisam aprender e acham que suas decisões sustentam o que há de melhor no mundo para todo o sempre.

Talvez seja muito mais interessante olhar a mudança como uma melhoria progressiva, mas muitas pessoas acabaram tomando para si o conceito de mudança como uma limpeza e novo início, mas nada do que foi aprendido pode ou deve ser deixado para trás, pois as experiências passadas é que permitem olhar um mesmo objeto por diferentes ângulos.

Também é interessante notar a pressa que existe em muitas empresas em saber tudo em muito pouco tempo, que seus colaboradores assimilem conceitos automaticamente à lá Matrix, só que as mesmas pessoas que acreditam que tudo pode ser aprendido de imediato esquecem da própria vida e do caminho que percorreram para chegar no lugar em que se encontram hoje.

Logicamente os processos de aprendizado podem ter variações de tempo entre as pessoas, nada mais natural, já que todas as pessoas são diferentes e este é o maior diferencial que pode ser aproveitado por uma organização.

Como ainda não é possível inserir conhecimento através de um computador conectado diretamente ao cérebro é interessante e proveitoso aprender com outras pessoas, trocar informações, discutir idéias e soluções, mas nem sempre existe uma visão mais ampla em algumas organizações.

Outro ponto interessante é que o contato entre as pessoas permite que o aprendizado seja maior, já que a melhor forma de comunicação ainda é o feito pessoalmente, mesmo com toda a evolução tecnológica existente.

Também é possível aprender através de exemplos diretos, e este aprendizado é muito usado durante a infância, quando a criança imita seus pais, mas com o tempo este modelo de aprendizado é deixado de lado.

O aprendizado é um processo natural quando as pessoas conseguem enxergar o seu uso no dia-a-dia, e talvez existam pessoas que acreditem que aprenderam algo inútil em suas vidas, mas esquecem que sem aquele aprendizado não seriam quem são hoje e tendem a desejar apagar parte de quem são porque não conseguem inserir aquele conhecimento nas suas vidas no atual momento, pois perderam a capacidade de criar ao mecanizar tudo o que produzem em qualquer área, da vida particular e profissional.