Apresentação de Projetos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/07/2007

Criar novos produtos é uma constante em muitas organizações, mas para que um produto ou serviços seja colocado a disposição do consumidor muitos fatores influenciam na tomada de decisão, entre elas a pesquisa realizada para verificar a viabilidade do projeto e a sua apresentação para um grupo de diretores ou gestores.
Apresentar pode se tornar uma tarefa difícil quando as técnicas não são conhecidas ou o ego toma conta da pessoa que “acha” saber tudo, provavelmente o impacto da apresentação saia diferente do planejado, novas questões apareçam ou você sinta-se nervoso ao apresenta o projeto.
O nervosismo é algo muito natural a todas as pessoas em apresentações, talvez seja o que realmente transforme a apresentação em algo muito maior e com maior impacto, pois a responsabilidade é maior e faz com que a atenção seja redobrada.
Mas uma apresentação envolve muitos fatores, desde:

A pesquisa de dados para verificar os desejos do consumidor;
Como será o processo de produção;
Quais são os custos;
Que fornecedores utilizar;
Qual será a estratégia de distribuição;
O posicionamento do produto;
Quais serão os investimentos necessários;
Quem é o público-alvo;
O segmento ou nicho de mercado.

Também existem muitos outros pontos a serem levantados, e que são a base para que qualquer questão seja respondida.
Para que você possa melhorar suas técnicas, desde a elaboração de transparências (slides), até a forma de falar, se preparar melhor, indico o site de Milton Yogi para que você, assim como eu, tenha acesso à informações preciosas e que podem ser deixadas de lado por aqueles que se julgam completamente perfeitos neste quesito.
No meu ponto de vista uma apresentação passa a ser o ponto mais fácil de todo o trabalho quando você teve dedicação, disciplina e determinação para obter o máximo de informações e trazer ao público um assunto que possa prender sua atenção.
Logicamente para muitos a apresentação de um projeto traz uma responsabilidade maior, faz com que o nervosismo possa atrapalhar o desempenho, mas como já foi dito, todas as pessoas ficam nervosas em uma apresentação, independente de sua experiência ou conhecimento do assunto em questão.
Um ponto interessante é aproveitar ao máximo cada apresentação, para melhorar na próxima, mantendo humildade o suficiente para aprender com o público, adequar o assunto ao tempo determinado e buscar o que há de melhor dentro de si.
Também vale a pena ressaltar que sua melhor apresentação sempre será a próxima, como diz aquele ditado, a prática leva a perfeição, e no site de Milton Yogi encontram-se artigos ricos em informação e que permitem desenvolver melhor esta habilidade muito requisitada em organizações que incentivam a criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, mas também auxilia que está em um curso de graduação ou acima, onde apresentar um trabalho é fator comum.