Atitude, Urgente!
Por Carlos Hilsdorf
22/01/2009

Vivemos em uma sociedade cansada. Cansada de modismos, estratégias de marketing batidas e abatidas pelo uso indiscriminado, da retórica vazia de candidatos a cargos públicos que repetem incessantemente os discursos de seus antecessores. Cansada de livros vazios, palestras sem conteúdo, anúncios de propaganda fracos, programas de televisão deprimentes, emissoras de rádios iguais. Cansada da mesmice e da futilidade. No entanto, muitas empresas insistem em apostar neste processo, fala-se muito em mudança, mas a verdade é que há muita conversa e pouca atitude!

Enquanto continuarmos consumindo "submúsica", "subliteratura", "subtreinamentos", sob a desculpa de que não existe nada melhor, estaremos colaborando com nossa omissão para degeneração da cultura, da vida e dos negócios .

Até quando vamos tolerar fica aguardando indefinidamente por um atendimento telefônico para mudar uma opção da nossa conta de celular? Até quando vamos ter que reapresentar o recibo do IPVA já pago que não consta do sistema?

Até modificarmos a única força capaz de reverter a mesmice, o descaso e a falta de dignidade e respeito que imperam na sociedade atual. A única força que pode mover estas montanhas é a força das nossas atitudes.

Precisamos de mais exemplos e menos discursos. A sociedade precisa se dar ao trabalho de buscar valor em todas as suas demandas.

Estamos carentes de atitudes e isto é urgente!

As palavras estão perdendo seu valor. Conceitos verdadeiros se perdem no universo de inverdades, sofismas e verborragia de falsos formadores de opinião, que se preocupam mais com a audiência, do que com a verdade.

A prostituição dos valores básicos da vida nos torna uma sociedade sem face, sem identidade, amorfa...

Reclama-se muito do aumento da violência... Não saber dizer não, não saber selecionar e eleger o melhor é apenas fonte de mais violência. O que nossas crianças estão lendo, assistindo e discutindo? O que seus superiores estão fazendo genuinamente pela evolução não canibalista, imediatista e materialista de um mundo calcado em pressões de ordem quantitativa?

A falsa compreensão do mundo e das pessoas está transformando a sociedade de consumo no próprio consumo da sociedade. Precisamos de atitudes, urgente!

Profissionais se encontram cansados de discursos, como por exemplo, de que as pessoas são importantes, constituem o maior capital da empresa e nunca são valorizadas, não recebem aumento espontâneo de remuneração, não tem seus projetos de vida e auto-realização respeitados e contemplados.

Quanto discurso vazio! A Sociedade está cansada do vazio, mas ele está tão generalizado que ela própria assiste atônita seu crescimento, sem reação, sem atitude.

Ou reescrevemos de próprio punho a futura história da nossa sociedade ou teremos mais sociedades extintas para incluir nos livros de história. O maior apocalipse ocorre com o eclipse das consciências que, sem senso crítico, assistem inertes, o desmoronar da essência diante da banalidade.

Onde estão os homens e mulheres que em todas as épocas ergueram-se contra a derrocada dos valores essenciais à vida? Será que nossos heróis morreram todos? Se eles morreram, precisamos nós mesmos, na pequenez de nossas possibilidades como pessoas comuns, assumir este heróico desafio e salvar-nos da alienação em que vivemos. O mundo não precisa mais de mitos, precisa de pessoas comuns com atitude. Pessoas como eu e você, que podem dizer não, que podem dar algum exemplo, que podem se aliar a outras pessoas e fazer de maneira livre o que organizações e governos são incapazes de fazer por estarem amarrados aos próprios compromissos impostos pela máquina do poder e do lucro.

Enquanto nossas frentes altruístas de combate se formam, vamos levantar a bandeira: atitude, urgente!

Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br