Como Vencer em momentos de crise
Por Fabiano Brum
12/12/2008

Estamos vivenciando um momento onde o foco de jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação estão voltados para a “Crise Mundial”.

Analistas econômicos, empresários, funcionários, enfim, pessoas das mais capacitada até as totalmente leigas, exprimem suas opiniões sobre a tal “Crise” e os seus reflexos na economia mundial e em nossas vidas.

Já que esta situação é uma realidade, e direta ou indiretamente acabaremos sentindo em nosso bolso a sua força, além de “botar o pé no freio” e economizar, o que mais podemos fazer para continuarmos vencendo em momentos de crise?

APÓIE A EQUIPE

Sua equipe pode estar tão fragilizada quanto você, necessitando de motivação, integração, apoio emocional e estratégico. Motive e fortaleça sua equipe.

CAPACITE

Competir num ambiente onde a economia está aquecida, onde os clientes estão comprando normalmente e tudo vai bem, é uma coisa. Mas para vencer em momentos de crise é necessário muito mais competência e profissionalismo. É nesta hora que sua equipe precisa estar afinada, motivada, treinada tanto nos aspectos técnicos de produto e mercado, quanto comportamental e de relacionamento com o cliente. Para “pisar no freio”, muitas organizações cortam o item “treinamento e capacitação” do seu orçamento. Muitas vezes o que conseguem com esta ação é uma equipe despreparada e que provavelmente conseguirá apenas resultados medíocres.

COMUNIQUE

Quando não se tem uma boa comunicação aparecem as dúvidas acompanhadas das populares fofocas internas. Todos nós queremos saber para onde estamos indo e para onde devemos ir. Em momentos de crise é necessário caprichar ainda mais na comunicação com a equipe, mantê-la informada das ações necessárias para um bom desempenho e ter foco.

EMPREENDA

Empreender é colocar idéias e inovações em ação. Na crise é necessário sair do óbvio, é preciso inovar, fazer com mais qualidade, porque a competição agora está mais acirrada, pois o consumo diminui e a concorrência aumenta.

Provoque sua equipe para que surjam idéias, projetos, ações e inovações que venham diminuir despesas, melhorar a produtividade e aumentar as vendas.

Para vencer em momentos de crise, afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br