O Conhecimento e as culturas dos novos mercados em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/09/2008

Entrar em um novo mercado requer inúmeros estudos, analisar as oportunidades e buscar referências para evitar equívocos que atrapalhem as ações, sem esquecer que as pesquisas junto ao consumidor são tão importantes quanto ofertar produtos ou serviços, principalmente quando já existem empresas que possuem uma história junto aos clientes daquele mercado.

Existem inúmeras variáveis que são pouco conhecidas pelas empresas, a cultura local é uma delas e pode ser uma das barreiras a se encontrar, pois é natural que as pessoas resistam um pouco ao que lhes parece novo.

Então as ações e investimentos devem ser trabalhados de forma a colaborar para a integração entre a empresa e a comunidade local, e isto não acontece da noite para o dia.

Desta maneira os esforços, assim como as pesquisas e estudos, são direcionados a compreender a região, para então oferecer produtos ou serviços, e também avalia toda a estrutura disponível, desde o plano físico, para facilitar o recebimento dos fornecedores e distribuição dos produtos, até a mão-de-obra da região, que pode necessitar de treinamento especializado no início das atividades.

Mesmo assim é importante trazer muito mais do que produtos ou serviços para a região, os investimentos acabam por trazer fornecedores já conhecidos, exigem a busca por distribuidores, quando não são próprios, que atendam às exigências e façam com que a produção da empresa esteja presente nos pontos de venda.

Diante das necessidades encontradas é possível perceber que a concorrência não ficará parada, pois já possui uma vantagem competitiva ao seu favor e fará novos investimentos para manter os clientes fiéis.

Também é interessante notar que alguns clientes terão maior interesse pelos produtos ou serviços novos, pois buscam experiências diferenciadas e têm o desejo de conhecer o que a nova empresa oferece.

Como o ciclo de vida pode afetar diretamente o desempenho da organização é necessário estudar o mercado com cautela, planejar corretamente as ações, fazer com que a cultura local seja muito bem conhecida e que as oportunidades sejam conhecidas profundamente, para então entrar no mercado realmente.

Sempre que as empresas construírem suas bases sobre o conhecimento, com muita dedicação, determinação e disciplina, terão as maiores oportunidades de alcançarem o êxito e, conseqüentemente, o sucesso.