Conhecimento e pesquisas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/10/2007


Fazer com que o consumidor compreenda a pesquisa a qual irá responder é essencial, mas em muitos casos a falta de experiência ou mesmo de conhecimento, para com o público-alvo, pode ser um fator decisivo na coleta dos dados e sua tabulação por parte da empresa.
Ao elaborar uma pesquisa a organização deve estar atenta à linguagem que será utilizada, pois cada público-alvo tem um conhecimento diferenciado, que pode influenciar diretamente na estrutura e desenvolvimento do conteúdo da pesquisa.
Além de descobrir quais são as melhores palavras para se usar em uma pesquisa escrita, é necessário ter em mente que, mesmo em entrevistas, a forma com a qual as palavras são utilizadas, e que saber que não são todas as pessoas que sabem o significado de todas as palavras é apenas um ponto a ser levado em consideração.
Mesmo conhecendo as diferenças, no uso do idioma naquele local ou região, é possível que algumas palavras tenham significados distintos, e este é mais um ponto a ser considerado.
Após ter uma noção da linguagem é necessário entender se as pessoas conhecem o assunto abordado, e algumas vezes sem esta abordagem inicial na pesquisa não há como prosseguir ou fazer-se entender.
Então, aos poucos, a estrutura da pesquisa se forma, e mais pontos são inseridos, como a necessidade de questões fechadas, de múltipla escolha, abertas etc.
Mas existem outros pontos que podem ser abordados, dependendo do assunto pode ser interessante filtrar o público-alvo por:

· Faixa-etária;

· Sexo;

· Classe social;

· Região;

· Salário;

· Profissão;

· Estado civil;

Logicamente há muitas formas de se filtrar quem será entrevistado, mas também deve-se ter o cuidado para buscar o público correto, e este é mais um estudo a ser realizado previamente.
Durante a elaboração e uma pesquisa muitas dúvidas surgem para que determina o assunto, escreve as questões etc., e isto é natural, e até certo ponto indicam o quanto há para aprimorar.
Sempre que uma pesquisa for elaborada há inúmeros cuidados a serem tomados, o que faz da própria empresa parte dos cuidados, pois a comunicação com os consumidores é apenas o início de todo o processo de pesquisa e também influencia diretamente na escolha das questões no ambiente organizacional.
Todas as pesquisas realizadas trazem as respostas às quais foram preparadas, e o cuidado maior é no ato de elaborar e selecionar corretamente o que será perguntado, para que não haja um erro na avaliação dos dados e a organização culpe a pesquisa pela distorção passada.