Coragem, o segredo dos grandes
Por Gilclér Regina
01/03/2009

Você já viu como há pessoas que conseguem o que querem? Têm um bom emprego, uma empresa de sucesso, a casa dos sonhos, uma família feliz, sucesso pessoal, material e profissional. Falam de viagens como algo comum em suas vidas. Além de profissionais bem- sucedidos, conseguem a aprovação dos que trabalham com eles. Por que será?
O que essas pessoas têm que as tornam diferentes? Alguns podem ter herdado fama e fortuna, mas sabemos de muitos outros que não tiveram uma infância tão abastada e mesmo assim superaram esses desafios. Num estudo americano, 82% das grandes fortunas vieram do nada, isso mesmo, do nada. Somente 18% conseguiram passar a sua fortuna para as gerações vindouras.
Por que alguns são líderes e outros serão eternamente liderados? Muitos psicólogos compreendem que há pessoas com forte motivação e carisma e que isto é o suficiente para torná-las sinônimo de sucesso. Acredito que, além disso, um dos fatores primordiais para se atingir o ápice na vida pessoal e profissional é ter coragem! E ter coragem, para mim, não é não ter medo, é ir em frente, apesar do medo. É transformar o que os outros acham "impossível" em possível.
A história da humanidade e das grandes conquistas, a ciência e muitas outras áreas do conhecimento demonstram que ter coragem é o primeiro passo para se atingir um objetivo. Um exemplo marcante é Lee Iacocca que ficou famoso pela determinação e coragem para reerguer a Chrysler, após um acordo depois de anos na Ford, onde ele entrou com o "traseiro" e a Ford com os "sapatos lustrados". Esse homem transformou-se no executivo mais bem pago do planeta em sua época.
Podemos concluir que liderar é um ato de coragem! Ninguém acredita naquele que teme o futuro, muito menos naqueles que não acreditam nos desafios da vida. O otimista enxerga oportunidades na adversidade e o pessimista só enxerga problemas, mesmo nas oportunidades.
Coragem implica sair do lugar, arriscar, tentar, mexer-se e não se acomodar. O líder é exatamente aquele que desacomoda, que mobiliza as pessoas a seu favor, que define as metas, mostra os caminhos e faz com que todos tenham vontade e orgulho de caminhar a seu lado.
Alexandre, o Grande, que era baixinho de altura, pois media apenas 1,53m só passou para a história porque liderou pelo exemplo. Se não havia água para suas tropas e traziam água para ele que era o grande Comandante, ele não a bebia em solidariedade aos seus soldados. Ele não perpetuaria seu nome se fosse Alexandre, o médio, ou pior ainda, Alexandre, o meia-boca.
Liderar é um ato de coragem! A pior coisa que pode acontecer a um "líder" é não ter o respeito de sua equipe. Sabemos que a verdadeira liderança não se conquista pela força opressiva, mas pelas atitudes de coragem reconhecidas por todos.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br