Crescimento do Marketing Permissivo
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/02/2007

Para o profissional de Marketing, toda permissão dada pelo cliente em receber Informações de novos produtos é fundamental, cria a fidelização ou pelo menos a prospecção de novos consumidores.
Um cliente que deseja ou permite receber estas Informações tem como características:

Ser o primeiro a ter o produto;
Estar na frente dos demais quanto ao conhecimento;
Direcionar tendências de mercado;
Auxiliar na inovação constante de produtos e serviços;
Ter necessidades de obter novidades constantemente.

Um grande exemplo que pode ser citado é o filme Minority Report - A Nova Lei, em que em um dado momento exibe perfeitamente esta estratégia de Marketing:
John Anderton (Tom Cruise) está passando por algumas vitrines, quando recebe mensagens personalizadas em áudio anunciando seu nome e demonstrando para John os novos produtos ou serviços disponíveis; tudo isso ocorre porque o perfil do personagem é voltado a receber todas as Informações de produtos que são recém lançados ou serão lançados no mercado.
Há muito por se fazer com o Marketing permissivo, este nicho de mercado aponta sempre as tendências com as quais os profissionais de Marketing devem estar atentos no mercado, por isso a importância dos estudos constantes.
Dentro do Marketing permissivo, atualmente as pessoas podem permitir receber vários modelos de informativos, por meio de:

Celulares;
Computadores pessoais;
Revistas;
Jornais;
CDs ou DVDs;
Cartas.

Logicamente este consumidor não deseja receber toda e qualquer forma de Informação, mas permite que o que lhe interessa deve chegar até ele e não precisará buscar informações, fazendo com que ele economize tempo e já receba o conteúdo filtrado.
Os usuários de programas leitores de RSS sabem muito bem como a permissão da entrada de determinadas informações são importantes, ao colocar o link em seu programa já está filtrando o conteúdo, permite a entrada de informações que ele deseja receber e não precisa buscar em outras páginas da Internet, pois a Informação vêm ele.