Crise: Freio ou Acelerador?
Por Gilclér Regina
02/04/2009

A recessão voltou a ser tema das conversas e das manchetes dos jornais. Enquanto alguns pisam no acelerador a maioria pisa no freio.
Como conseqüência disso o mercado fica maior para os que acreditaram em resultados mesmo em tempos difíceis.
A grande pergunta é: O que fazer? Como as empresas devem se comportar? Como enfrentar a crise?
Outro dia recebi de um grande amigo um depoimento de alguém que dizia que neste momento os palestrantes é que estão faturando com a crise... Essa pessoa se engana, aqui nós não vendemos crise, nós compramos.
Nós trabalhamos no desenvolvimento constante de uma vacina que tenha como finalidade o antídoto ao pessimismo das pessoas.
A única saída neste momento é aprimorar serviços e conquistar cada cliente. Vivemos um modelo de mundo onde cada vez mais os produtos e serviços se parecem em tecnologia, aparência e preços.
As marcas e produtos são quase iguais... A fidelidade do consumidor é que passa a ser cada vez mais frágil.
O que fará ele optar pelo produto A ao invés do produto B? Sem dúvida, o melhor serviço agregado ao produto fará toda diferença.
E isso envolve atendimento, distribuição, entrega, assistência técnica, pós venda, rapidez e controle de qualidade.
Definitivamente não basta ter apenas conhecimento... É preciso ter atitude. Definitivamente não basta o melhor produto... É preciso ter o melhor serviço.
Infelizmente em momentos como este que estamos vivendo, a norma tem sido exatamente oposta... Cortam-se gastos e tudo aquilo que poderia satisfazer e encantar o cliente, matando o diferencial do negócio.
E os clientes naturalmente não reclamam, pelo menos a maioria, algo em torno de 96%... Apenas trocam de marca, de loja, de fornecedor...
Não dá para adiar, a hora é agora... O caminho é cativar os clientes que já temos e repensar o negócio, repensar se estamos proporcionando verdadeiros momentos mágicos ou trágicos na vida da empresa.
Sua escolha determinará a cor do seu balanço: azul ou vermelho, isto é, aquela continha chamada lucro ou prejuízo.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!



Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br