Cultura, clientes e concorrentes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
23/10/2007

Conhecer melhor os consumidores dá a oportunidade de desenvolver produtos ou serviços desejados, e se a empresa tem em sua cultura apenas ofertar o que ela quer há uma grande chance de desaparecer em breve.
A cultura influencia diretamente o comportamento do consumidor, como cada mercado é diferenciado em muitos aspectos é natural que as organizações os estudem, aprofundem seus conhecimentos a respeito dos consumidores e até mesmo da concorrência.
Mas não é somente a cultura local que irá influenciar o desempenho de uma organização, a cultura organizacional pode ser o grande fator que impede o êxito da empresa no mercado, especialmente quando as paredes que formam o prédio acabam impedindo que haja um contato com o ambiente externo.
Logicamente a diversidade das organizações pode dar ao consumidor a oportunidade de escolher, ser mais bem atendido em um concorrente direto e se sentir satisfeito.
Só que algumas organizações não percebem que seu relacionamento e atenção ao que o consumidor diz estão facilitando a saída de seus consumidores em busca de empresas que lhes ofertem o que é desejado.
Por outro lado há empresas que realizam pesquisas de mercado para ouvir o consumidor e não apenas coletar dados, o que as transforma em parceiras do consumidor, pois a sintonia existente é fundamental e traz os melhores resultados.
Enquanto a concorrência traz o consumidor para dentro da empresa você pode fazer o mesmo, e que este esforço é muito importante, seja para aumentar sua demanda ou mesmo para compreender melhor o que o consumidor deseja e que seus concorrentes atendem corretamente.
Mas também fica evidente que uma organização só pode oferecer o que possui, e que o planejamento também deve ser parte de todo o processo de relacionamento, seja com fornecedores, colaboradores ou com seus clientes.
E então toda a cadeia de valor também deve estar alinhada com os mesmos princípios, para que o resultado final, o produto ou serviço, esteja de acordo com o que foi obtido nas pesquisas e reflete o pensamento do cliente.
Só que para que todos os fornecedores estejam inseridos em todo o processo é muito importante saber que o fornecedor existe, e que não é simplesmente alguém, ou no pior dos casos algo, que apenas entrega o que é necessário para a produção da empresa, o fornecedor é um parceiro e é, também, responsável pelo produto, mesmo que indiretamente.
Durante o desenvolvimento das estratégias é fácil perceber o que é importante dentro de uma pesquisa, ou consultar um banco de dados que já possua as informações, mas ainda assim sempre há o que procurar junto aos consumidores e ao mercado.
Enquanto toda a pesquisa é elaborada também é possível entender que tipo de comunicação o consumidor deseja, desde uma propaganda até o manual de instruções, com uma linguagem adequada ao consumidor e que passe corretamente a mensagem.
E o mais interessante disso tudo é que além da sua empresa estar sempre estudando o mercado o concorrente também o faz, tornando este exercício interessante e permitindo que novas oportunidades sejam encontradas.
A forma com a qual cada organização lida com o mercado é primordial para seu êxito, especialmente se a organização sabe interagir, diante de todas as variáveis, com seus concorrentes, colaboradores e consumidores.