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Decisão de nome de marca em Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

21/12/2006

 

Escolher um nome para uma Marca é um desafio para os profissionais de Marketing, são inúmeras possibilidades, mas a Marca representa a personalidade do produto, a que público-alvo está direcionando o produto, qual é o consumidor perfeito para o produto da empresa etc.
Muito mais do que simplesmente dar um nome, é vital que passe pela mente dos profissionais de Marketing aquilo que seu consumidor deseja, caso contrário todo o planejamento perde-se, pois não há uma identificação imediata do produto com seu consumidor.
As empresas devem estar atentas ao mercado, dependendo da sua especialidade os nomes dos produtos devem acompanhar a mesma trajetória, Marcas de roupas e acessórios esportivos devem ter uma imagem arrojada, jovem e que identifique-se com o consumidor, carros de luxo também têm o seu apelo, elegância, status e representam a personalidade do dono.
As estratégias que podem ser usadas para dar um nome a uma Marca são quatro:
 
  1. Nomes individuais: uma grande vantagem da estratégia de nomes individuais é que a empresa não associa sua reputação à do produto, se o produto fracassa ou parece ter baixa qualidade, o nome e a imagem da empresa não são afetados, a estratégia permite que a empresa busque o melhor nome para cada novo produto;
  2. Nomes de família: um nome de família abrangente apresenta vantagens, como o custo de desenvolvimento ser menor, porque não há necessidade de Pesquisa de “nome” nem de pesados gastos com Propaganda para criar o reconhecimento do nome de Marca, além disso, é bem provável que as vendas do novo produto sejam boas, se o nome do fabricante é bom;
  3. Nomes de famílias separados: quando uma empresa fabrica produtos bem diferentes, não é desejável usar um nome de família abrangente, as empresas normalmente inventam diferentes nomes de família para linhas de qualidade diferente, dentro da mesma classe de produto;
  4. Nome comercial da empresa combinado com diferentes nomes de produtos: alguns fabricantes associam o nome de sua empresa a um nome de Marca para cada produto, o nome da empresa legitima o novo produto e o nome individual o identifica.

Uma vez que a empresa decide sua estratégia de nome de Marca, ela deve escolher um nome de Marca específico, empresa pode escolher um nome relacionado:
 

  • A uma pessoa;
  • A uma localidade;
  • À qualidade;
  • A um estilo de vida;
  • Ou então inventar um nome artificial.

Entre as qualidade desejáveis para um nome de Marca estão:

  • Deve sugerir algo a respeito dos benefícios do produto;
  • Deve sugerir as qualidades do produto, como uma ação ou cor;
  • Deve ser fácil de pronunciar, de reconhecer e de lembrar, nomes curtos ajudam;
  • Deve ser inconfundível;
  • Não deve representar significados negativos em outros países e línguas.

Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.




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