Disciplina em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/01/2007


Dentro do Marketing a disciplina é essencial, faz parte de toda a Filosofia por trás das estratégias e planejamentos, deve ser parte da pessoas envolvidas em cada uma das áreas da organização e trazer benefícios, além de facilitar a criação e execução de projetos.
As práticas usadas em Marketing, também em outras áreas, sempre devem seguir processos e padrões, por mais que a flexibilidade seja uma vantagem, deve-se ter uma linha a seguir, para evitar a perda do foco.
Muito do que é feito para o consumidor é fruto de Pesquisa & Desenvolvimento, são coletas de dados, busca por soluções para o cliente, entregar o melhor produto ou serviço, e sem disciplina nenhuma das áreas envolvidas pode fazer com que os desejos e necessidades sejam satisfeitos.
Em Marketing a disciplina tem um peso muito maior, são estudos dedicados, Pesquisas realizadas e que vêm a validar a teoria.
Construir uma campanha de Marketing inteiramente nova é saber que todo o processo deve ter um início, meio e fim, todas as coisas são assim, mas em Marketing um simples planejamento feito sem ordem acaba levando ao fracasso.
Diante das ferramentas disponíveis hoje, pode-se realizar Pesquisas sem que o consumidor saiba, sites de relacionamentos são assim, páginas de busca, elementos como os cookies também são usados para realizar Pesquisas e auxiliam no Desenvolvimento de soluções cada vez melhores para o consumidor.
Não é apenas na Internet que Pesquisas são realizadas de forma camuflada, algumas empresas realizam Pesquisas “secretas” com setores envolvidos diretamente com o consumidor, normalmente contratam pessoas para que verifiquem o atendimento ao consumidor de um vendedor de uma loja ou como é o atendimento do SAC da empresa.
Todo esse processo foi criado para que haja disciplina em cada uma das áreas da organização, especialmente àquelas onde há o contato direto com o cliente, o atendimento deve ter a mesma qualidade, seja um cliente A ou B.
O Marketing tem seus fundamentos em muita Pesquisa, são coletas de dados feitas para que nada fuja aos olhos do profissional de Marketing e deixe espaço para que a concorrência acabe tomando seus consumidores.
Essa disciplina, iniciada com a coleta de dados, transformação em Informação etc., é uma virtude dentro das organizações, facilita o processo de criação, compreensão do que é visto como foco por toda a organização e traz uma base muito mais sólida para o lançamento de qualquer produto.
Conhecer o mercado exige dedicação e disciplina, requer muito trabalho e rende frutos aos que conseguem ter organização, mesmo que para o consumidor nada disso seja importante a não ser os produtos e serviços das empresas.