A Distribuição e a localização em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhei
11/09/2008

A distribuição pode ser um dos maiores fatores de sucesso dos produtos de uma organização, mas para que toda a estrutura organizacional funcione adequadamente é necessário conhecer muito bem as possibilidades que permitem o êxito de se colocar o produto no ponto de vendas antes da concorrência.

Toda a logística envolvida no processo de distribuição é direcionada a melhorar o desempenho da empresa, pois ao padronizar certos processos a organização ganha em rapidez e também elimina o desperdício de tempo.

Só que algumas organizações esquecem que todas as áreas estão integradas, caso uma delas não funcione corretamente afetará as demais, incluindo até mesmo os serviços do pós-vendas.

Para que todo o planejamento seja um diferencial positivo é interessante conhecer muito bem a organização, toda a sua estrutura e também o ambiente físico que permeia a empresa, pois distribuir produtos e até mesmo prestar serviços não é algo que se faz por pura e simples vontade, existem inúmeras variáveis que não são controladas pela organização e que exigem um conhecimento mais profundo do que muitos imaginam.

Então é possível olhar para algumas organizações e perceber que suas localizações acabam por atrapalhar a distribuição dos produtos acabados, assim como impedem que a matéria-prima chegue mais facilmente, só que algumas análises anteriores foram deixadas de lado e o fluxo de entrada e saída acaba prejudicado.

Desta forma algumas empresas optam por culpar a região, só que a organização selecionou aquele local, também culpa seus fornecedores por não entregarem a matéria-prima no prazo, só que a organização não pensou em seus fornecedores na hora de construir suas instalações, e continua a culpar os outros por aquilo que a empresa deve fazer.

Talvez seja interessante estudar as mais diferentes histórias das organizações, aprender que, além dos inúmeros acertos existem equívocos, e que sempre há uma solução que pode evitar que a organização acabe isolada do mundo.

A globalização não permite mais que as organizações errem ao analisar o ambiente e os cenários, principalmente quando o simples fato de estar presente em uma loja pode definir o futuro de uma organização e os concorrentes não são apenas os vizinhos.