Entendendo o termo Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
14/10/2006

Todos os dias surgem várias dúvidas sobre as possíveis definições do que é Marketing, além de uma ciência muito utilizada e divulgada hoje, pode-se dizer que o Marketing está no “sangue” das organizações, todas as estruturas comunicam-se com o Marketing, geram discussões e até mesmo brigas entre os departamentos, sempre acusando o Marketing de gastar muito, jogar dinheiro pela janela com cada campanha criada e ser apenas um instrumento de Propaganda da empresa.
Isto só ocorre porque há total desconhecimento do termo, sua real aplicação no mercado e todos os benefícios que são ganhos ao compartilhar de um mesmo pensamento e estratégia, visando o melhor para a empresa e não isolar um departamento e jogar a culpa nos demais quando algo não sai como planejado, é fácil entender os motivos que levam a toda essa situação, dentro das organizações os departamentos são concorrentes e não aliados em busca de um objetivo conjunto, o desconhecimento e falta de cultura provoca essa situação e todos os esforços podem ser perdidos porque não há união dentro de uma empresa.
A forma como cada um lida com o Marketing e sua definição faz jus à época em que foi elaborada, evoluindo constantemente, não é simplesmente dizer “Marketing é isso e ponto final”, os processos evoluem, a maneira de agir é outra, o mercado muda, novas estratégias surgem ao longo do tempo, são inúmeros fatores que podem fazer parte do Marketing, mas o principal deles dentro da organização pode ser o de unir departamentos, justamente o contrário do que ocorre em muitas organizações, pois tudo dá errado por causa do Marketing para muitos departamentos, então volta-se à estaca zero, um novo planejamento é necessário e novamente não há entrosamento entre cada área da empresa.
O Marketing deve ser o amor existente nos negócios, fazer com que todos os detalhes sejam conhecidos, saber conquistar o público, dar-lhe os presentes desejados na hora certa, unir a família que é a empresa, cuidar dos conhecimentos que serão passados para os “filhos” da organização, instruir e educar as pessoas para que todo o planejamento seja executado e traga para a organização muito mais do retorno financeiro, é compartilhar com os consumidores o amor e receber em troca a mesma dedicação, formando um ciclo que a cada dia cresce mais e possibilita os ganhos de ambos os lados.
Quando todos os colaboradores das organizações entenderem realmente o que é Marketing e que ele une os departamentos, talvez tenha-se encontrado um definição definitiva e perfeita para todo este conjunto de idéias, processos, ferramentas, negócios e estudos.

O mais importante é descobrir e entender que o Marketing é parte da empresa, sua forma de envolver-se com o mercado e trazer mais benefícios ao consumidor e a própria empresa, deve estar presente em todas as áreas da vida e ser usado para entregar o melhor produto ou serviço para seu cliente, fazendo-se valer de valores que representam o espírito da empresa e do consumidor.

Segundo a Wikipedia: A palavra “Marketing” tem muitas definições na literatura da área e até tentativas de tradução para o português como “Mercadologia” (RICHERS, 1986) ou “Mercância” (GRACIOSO, 1971).
Seguem algumas consideradas mais significativas:

Marketing é o processo de encontrar necessidades e satisfazê-las de forma rentável;

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis);

Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio);

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986);

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999);

Marketing é o desempenho de atividades de negócios que orientam o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário;

Marketing é entregar os bens certos às pessoas certas no lugar certo e no tempo certo a um preço certo com a comunicação e a promoção certas;

Marketing o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005);

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 2000);

Marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégia das variáveis controláveis de marketing : produto, preço, comunicação e distribuição (Tania Maria Vidigal Limeira).

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento em longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para “vender” idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.