Entendendo um pouco sobre entusiasmo
Por Sonia Jordão
02/06/2010

“É necessário que o mundo, depois de ti, seja algo melhor, porque tu viveste nele” (Stanley)

A palavra entusiasmo nasceu na Grécia antiga e significa “ter deus dentro de si”; ser entusiasmado é, pois, como ser inspirado por Deus. Os gregos eram politeístas. A pessoa que era possuída por um dos deuses era entusiasmada e, em função disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Por exemplo, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura) poderia fazer acontecer uma ótima colheita e assim por diante. Os gregos acreditavam que somente as pessoas entusiasmadas seriam capazes de vencer os desafios do dia-a-dia.

Entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa acreditar que alguma coisa vai dar certo, até torcer para que dê certo. Algumas pessoas confundem otimismo com entusiasmo. A pessoa entusiasmada acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, acredita em si mesma e nas outras. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

A melhor maneira de ser entusiasmado é agir entusiasticamente. Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois nunca teremos razões para tanto.

* Domine o comodismo.
* Faça uma relação das coisas que você precisa vencer.
* Viver é constantemente começar.
* Organize as idéias na cabeça, para administrar bem o seu tempo.
* Preste mais atenção (atenção controlada, no instante presente).
* Aprenda com os insucessos.
* Forme um grupo, tenha amigos, discuta seus pontos de vista.
* Procure inovar (ter visão criativa).
* Evite copiar.
* Arrisque, para conseguir algo novo.
* Seja entusiasmado com a vida.
* Acredite na sua capacidade de transformar a realidade.
* Não espere saber tudo para agir. A própria ação desenvolve o saber.
* Passe do plano das lamentações para o plano da ação.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas é este que traz o sucesso. Existem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, para depois se entusiasmarem. Não sabem que o entusiasmo permanente é que traz a nova visão da vida.

Tome a iniciativa. Não espere muito. Arrisque a saída heróica. Assuma. Não se omita. Decida. Faça. Mesmo errando. Só não erra quem não faz. É preciso caminhar. Quem não quer enfrentar riscos talvez não tenha o direito de viver!

Não espere a oportunidade chegar, vá atrás! Os gregos diziam que a oportunidade tem cabelo só na frente e é careca atrás. Quem não pegar pela frente nunca mais pegará por trás.

Viva!!! Seja ousado! Liberte seu potencial. Acredite em você. O mundo pertence aos ousados.

Extraído do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”. e-mail: tecer@soniajordao.com.br - Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.umnovoprofissional.com.br