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Equipes de Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

30/01/2007



 

Toda organização, ainda, está dividida em departamentos, não apenas em equipes distintas que realizam tarefas distintas, mas em blocos que não conseguem se comunicar.
Um dos grandes pontos abordados pelo profissional de Marketing é unir a organização, tornar cada departamento parte da empresa, unir pessoas para que tudo seja feito em equipe.
Uma equipe sempre deve ser composta por Talentos Humanos com habilidades diferentes, logicamente todos têm excelência ao realizar determinada tarefa, possuem pontos medianos e outros pouco bons.
As organizações pecam ao realizar treinamentos para melhorar os pontos onde uma pessoa não têm condição de tornar-se excelente, mas é tudo sempre feito dessa forma, ou seja dinheiro jogado fora e um auto-engano para a empresa e o colaborador.
Com os departamentos conectados realmente, é fácil definir objetivos, metas a serem alcançadas e estratégias que englobem a organização, sem dar preferência para este ou aquele departamento.
Quando Alexandre Las Casas fez uma comparação entre o Marketing e o futebol, foi observado que cada uma das regras também aplicava-se ao mercado, à organização e aos profissionais que ali estão.
A melhor equipe não é composta por uma pessoa, nem duas, mas é aquela que consegue unir todas as pessoas da forma correta, exatamente com em um time de futebol, em que cada jogador trabalha de acordo com o exercício da excelência a favor do time, cumprindo suas funções com suas melhores qualidades.
Para formar uma equipe são necessários alguns pontos, como:
 
  • Ética: este é um dos pontos que irá unir todos os departamentos em uma grande equipe, trará o melhor de cada uma para fazer a empresa conquistar o que foi visto no planejamento, também é a base para formar uma equipe altamente qualificada e preparada para o mercado;
  • Planejamento: o planejamento, elaborado por um profissional de Marketing, visa unir a organização, todos os departamentos têm um objetivo comum perante o mercado, satisfazer as necessidades e desejos do consumidor;
  • Liderança: aqui não é necessário poder, dar ordens é fácil, unir uma organização completamente não, por isso é necessário que este líder tenha como objetivo principal garantir que cada departamento trabalhe em conjunto com os demais;
  • Feedback: saber ouvir é a melhor arma do profissional de Marketing, seja para atender aos departamentos, evitar conflitos desnecessários ou abrir Canais para contato direto com o consumidor, quem não se preocupa em ouvir não sabe o que fazer;
  • Pesquisa: é necessário sempre estar avaliando todo o processo, cada decisão, verificando o que não está muito bom na organização, assim como também é vital saber quais são os desejos e necessidades do consumidor e o que o mercado oferta a ele.

Formar uma equipe excelente é um dos desejos de muitas organizações, mas também deve-se saber que muitas vezes as grandes estrelas, quando em grande número, podem não trazer o resultado necessário, simplesmente porque possuem as mesmas características e não querem ser tratadas como os demais, isso é facilmente percebido em times de futebol.
A organização pode ser comparada a um time de futebol, cada posição em campo é fundamental para o sucesso do conjunto, e o que pode unir a empresa é o compromisso com o atendimento dos desejos e necessidades do consumidor, algo que muitas delas ainda não conhecem ou não se preocupam.
 




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