Estratégia e UENs
Por Leonardo Aureliano da Silva
08/01/2011

A análise do ambiente competitivo e da organização são a base do planejamento estratégico empresarial. Compreender o ambiente competitivo empresarial significa identificar às principais variáveis que afetam a capacidade de expansão e geração de lucros da organização.

Em relação ao ambiente interno, além das áreas funcionais, o gestor precisa identificar quais são as unidades estratégicas de negócio que constituem a empresa. As “UENs” são classificadas como divisões de negócios, linhas de produtos ou mesmo uma marca. Estas unidades podem ser administradas “isoladamente” dos outros negócios que a empresa atua e caracterizam os pontos fortes da organização.

Pode-se dizer que a eficiência da estratégia é “medida” pelos resultados positivos alcançados (AURELIANO, 2009).

O aumento da participação de mercado pode gerar maior volume de vendas. A melhoria do lucro por outro lado, é possível aumentando o volume de vendas e a redução de despesas, mas, vantagem competitiva consistente e duradoura, é conseqüência de um planejamento estratégico responsável e criterioso.

Obrigado por ler este artigo,

Sucesso!

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail: mkt_academico@yahoo.com.br