Estudos de crescimento de mercado em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
07/07/2007

Estudar e acompanhar o crescimento de mercado é fundamental para uma organização que define seus objetivos com a certeza de poder atingí-los no prazo estipulado.
Diante das inúmeras pesquisas, acompanhadas por desafios de manter-se melhorando continuamente e trazendo mais experiências e conhecimento, mesmo assim é necessário estar atento aos detalhes, criando uma cadeia de valor com elos fortes e atendendo aos desejos dos consumidores.
Há inúmeras formas de elaborar metas, objetivos, mas o que pode acontecer é esquecer-se dos concorrentes, da pressão feita em cada colaborador e que prejudica o desempenho de toda a organização.
Mensurar, constantemente, os resultados obtidos, em todas as áreas, auxilia a encontrar pontos que podem ser melhorados, pois tudo o que é produzido por uma organização sempre deve melhorar.
A cada dia novos desafios geram a necessidade de ampliar o conhecimento, sobre:

Novos mercados;
Concorrentes;
Os desejos dos consumidores;
Como estão os fornecedores;
Sazonalidades de alguns produtos ou serviços;
Como selecionar os treinamentos dos colaboradores;
Que pesquisas realizar;
Quais investimentos são necessários;
Como está a imagem da sua organização;
Como os clientes enxergam a sua marca.

Obter os dados e não estudá-los é o mesmo que não tê-los, portanto percebe-se que o preparo da organização para lidar com informações deve ser constante, especialmente quando a concorrência não é somente local, mas sim global.
Encontrar o equilíbrio pode ser o grande segredo de todas as estratégias que são planejadas e realmente colocadas em prática, envolvendo as oportunidades e ameaças comuns a qualquer negócio.