A evolução dos Relacionamentos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
09/06/2007

Atender ao cliente com excelência é um dos grandes desejos das organizações, a cada dia o relacionamento entre a empresa e o consumidor deve ser aprofundado, melhorado e trazer benefícios para ambos.
Como o mercado evolui constantemente, percebe-se que os consumidores aprenderam muito mais do que as organizações em pouco tempo, como por exemplo:

A possibilidade de comparar produtos: esta é uma conquista do ponto de vista do consumidor, mas para as organizações o número de concorrentes é que aumentou significativamente, e que traz experiências e avaliações muito mais racionais;
O relacionamento: o envolvimento do consumidor com as organizações passou a ser mais importante, pois existem muitos concorrentes e ao esquecer do cliente perde-se muito mais, mesmo assim as organizações buscam aprender constantemente qual é a melhor forma de agir com cada consumidor;
Personalização: existem produtos ou serviços que são “elaborados” para um único cliente, são modificados e tornam-se únicos, como percebe-se com computadores montados do jeito do consumidor, carros que ganham acessórios etc.;
Ética: com o aprendizado conquistado, o cliente exige uma postura altamente ética das organizações, levam em conta todas as suas atividades e ações tomadas no mercado, mesmo que para alguns executivos possa parecer um mero detalhe;
Fatores culturais: estudar a cultura local também auxilia a melhorar os relacionamentos entre a empresa e o cliente, evita que possíveis equívocos sejam cometidos e demonstra que a organização estudou corretamente o local onde resolveu atuar com seus produtos e serviços.
Muitas organizações aprendem continuamente, acompanham o desenvolvimento do mercado e percebem as mudanças que estão ocorrendo fora das quatro paredes.

Diante da rápida conquista do consumidor, também percebe-se que muitos processos organizacionais ganharam mais atenção.
Ainda existem muitos pontos que podem ser melhorados com o tempo, aprendizado e dedicação, mesmo assim o simples fato de manter o consumidor muito próximo da organização é um exercício diário e que traz as maiores informações que uma organização pode obter no mercado.
Além de oferecer os produtos desejados pelos consumidores, a organização deve cuidar dos relacionamentos, sejam eles internos ou externos, da mesma forma devem cuidar muito bem dos valores, da própria empresa e de seus colaboradores, gerando com isso um ambiente interno muito melhor.
O mercado muda rapidamente, mas o consumidor conseguiu, nestes últimos anos, mudar sua forma de interagir com as organizações muito mais, o que para algumas empresas ainda não é real.
Quando uma organização deixa de olhar fora de suas paredes e não acompanha o mercado, acaba deixando inúmeras oportunidades escaparem e torna-se obsoleta rapidamente.