Ferramentas e Comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
16/11/2007

Comunicar-se com os consumidores é essencial para manter o relacionamento ativo e constante, mas que as organizações tendem a achar que o melhor a se fazer é entrar em contato com o cliente em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer forma.
A comunicação deve ser usada com bom senso, é uma via de duas mãos, onde o emissor, a empresa, e o receptor, o cliente, devem se entender perfeitamente.
Diante das novas ferramentas disponibilizadas ao longo dos anos, desde os impressos, passando por rádio e televisão até chegar à internet, muitas organizações tiveram que aprender a lidar com o que estava disponível e com as mudanças geradas pelos novos meios de se veicular a comunicação.
Mas hoje em dia algumas organizações ainda praticam sua comunicação com o cliente de uma forma incômoda, chegando ao ponto de invadir a privacidade de alguns, o que transforma cada ação da empresa em um ação que atrapalha a vida dos clientes e apenas surge quando estes não desejam receber qualquer forma de comunicação.
Logicamente poucas organizações entendem e se utilizam do Marketing permissivo, tampouco conhecer os desejos do seu consumidor, quando o assunto é informar novos produtos ou serviços disponíveis, mas ainda assim continuam com suas formas “tradicionais”.
Mas a comunicação não deve ser vista como um incômodo, principalmente quando as organizações tendem a buscar referências junto aos clientes para melhorar a relação, o que inclui não apenas encontrar e utilizar um meio que esteja muito presente na vida dos clientes, mas incentivar que o consumidor escolha quando, onde e de que forma quer receber as ações e informativos.
Para que o cliente permita esta entrada em sua vida há muito para se trilhar, o consumidor sabe o que deseja, procura uma organização que possa atendê-lo prontamente e este mesmo consumidor diz o que pretende receber no futuro, e uma parcela das pessoas que utiliza a internet já faz isso, mesmo sem perceber.
Com a possibilidade de fidelizar o consumidor, as organizações devem estudar melhor as mídias que podem ser usadas para se comunicar com os clientes, devem pesquisar onde está o cliente, que assuntos mais lhe atraem, que tipo de opções ele prioriza em seus produtos ou serviços etc.
Sempre existe a necessidade de se realizar pesquisas constantes, aprender com o consumidor é uma solução simples e por isso difícil de ser absorvida pelas organizações, pois todas acham que devem dar soluções para o que é difícil e o cliente deseja o que é simples.
Quando uma ferramenta de comunicação for selecionada para fazer o contato com o cliente, o achar não deve estar presente, muito menos feelings, pois uma pesquisa bem elaborada e uma organização inteligente pensam e mensuram suas ações.
Todas as ações da empresa podem ser mensuradas, mas são poucas que utilizam indicadores e ferramentas para fazê-lo, e se a sua empresa ainda não faz há muitos concorrentes que colhem as informações de suas ações em todas as áreas, melhorando a interação com os clientes e ganhando uma vantagem competitiva muito superior que os demais.