Fornecedores, Clientes e Organizações em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/11/2007

O relacionamento com os fornecedores é tão importante quanto com seus clientes, o que pode ser um dos diferenciais que a organização pode utilizar para se destacar no mercado e atender e satisfazer cada um dos seus consumidores, chegando a fidelizá-los antes da concorrência.

Muito do que chega ao consumidor, na forma de produtos e serviços, é fruto de uma parceria muito bem estabelecida com seus fornecedores, melhorando a qualidade da matéria-prima e refletindo no atendimento e prestação de serviços.

Uma das maiores vantagens de se relacionar de uma forma mais profunda com seus fornecedores é a possibilidade de encontrar oportunidades antes da concorrência, estabelecendo um planejamento onde as informações transitam entre as organizações que formam esta rede.

Mesmo com toda a tecnologia disponível atualmente ainda existem problemas na comunicação entre as organizações e fornecedores, principalmente quando há o conflito de culturas e uma percepção diferente do mercado.

Diante das inúmeras possibilidades existentes no mercado, os consumidores assumem, a cada dia, uma postura, quanto ao conhecimento sobre os produtos e serviços que adquire, muito mais elevada do que muitas pessoas da própria organização, o que não deixa brechas para que os vendedores façam o cliente adquirir o que não deseja.

Uma outra questão é a transformação dos vendedores em consultores, os desejos dos consumidores permitem que estes procurem o máximo de informações sobre um produto ou serviço, o que é uma vantagem para o vendedor-consultor, pois pode auxiliar o consumidor a encontrar um produto que lhe satisfaça completamente.

Também existe a possibilidade da sua empresa se espelhar nas melhores organizações do mercado, procurando atingir um nível de excelência em sua área e criando uma cultura de oferecer sempre o melhor aos consumidores.

Como os concorrentes sempre estão melhorando a qualidade das ofertas, seja de produtos, seja de serviços, há grandes chances de encontrar uma oportunidade antes da sua empresa, pois o desenvolvimento de novos produtos e as pesquisas abrem o leque de informações.

Da mesma maneira é interessante que a sua organização saiba passar corretamente as informações para os fornecedores, e também deixe espaço para que os fornecedores passem informações, pois desta forma ambos melhoram a sua relação e podem encontrar diferenciais para ofertar aos clientes em seus produtos e serviços.

Mesmo que uma organização não possua um fornecedor ao seu lado pode estabelecer uma relação muito maior do que as demais que estão lado a lado com fornecedores, isto acontece também devido a globalização e à especialização de alguns países em determinados setores.

O mercado exige cada vez mais uma relação harmoniosa entre organizações e fornecedores, sem esquecer que os clientes podem acessar as informações a qualquer momento, com um simples clique, coletando o que necessita saber e trocando informações com amigos, o que torna a sua decisão muito mais precisa, avaliando todas as características e optando sempre pelos melhores produtos ou serviços.